Seja em um domingo, segunda ou sexta, o Dia do Trabalho jamais passaria despercebido pelo Google: neste domingo (1), o doodle da página inicial do maior buscador do mundo está com uma homenagem ao primeiro de maio. Para marcar a data, o logo do gigante da tecnologia traz mãos de trabalhadores em diversas funções, da agricultura à culinária, passando pela indústria e prestações de serviços.
Uma data de luta
O Dia do Trabalho é resultado de uma manifestação ocorrida em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, quando trabalhadores fizeram uma manifestação nas ruas da cidade em busca de diversas reivindicações.
Entre elas, estavam a redução da carga horária de trabalho, de 12h para 8h diárias, além de melhores condições nos ambientes das fábricas. Neste mesmo dia, os trabalhadores norte-americanos fizeram uma greve geral no país.
Esses protestos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Nos dias 3 e 4 de maio, manifestantes e policiais entraram em conflitos, o que acabou resultando em mortes e em dezenas de pessoas feridas. A data se tornou feriado na França, em 1919.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários