Um grito entalado por 38 anos, jamais, será como um grito ecoado com periodicidade quase que anual. Na Turquia, o Trabzonspor sofria desde 1984 com festejos repetidamente ocorridos em Istambul.
O clube, que foi o primeiro fora de Istambul a levantar o troféu nacional, chegou a ser o segundo maior vencedor do país, atrás do Fenerbahçe naquele momento. Com tantos anos sem ter seu próprio festejo em Trebizonda, porém, fatalmente acabou ultrapassado por Besiktas e Galatasaray.
O grito de campeão voltou nesta temporada, e serve como prova viva de que os jejuns podem até ser duros e desagradáveis, mas ao serem superados entregam a sensação única, quase de como fosse a primeira vez. Por um dia que seja, é o melhor sabor do mundo.
A conquista
O título turco do Trabzonspor foi confirmado no sábado, depois de um empate em 2 a 2 com o Antalyaspor. Com três rodadas de antecedência, o clube deixou para trás de forma definitiva o Fenerbahçe, que tentou concorrer na luta, mas na verdade não foi páreo durante quase toda a disputa.
Com 75 pontos em 35 jogos, e apenas duas derrotas nesse trajeto, o Trabzonspor assumiu a liderança do Campeonato Turco na 9ª rodada e nunca mais a largou. E há explicação para isso, num time recheado com…
…Brasileiros e ‘esquecidos’
O grande nome da conquista do Trabzonspor é Andreas Cornelius. O atacante dinamarquês não tem grande fama como alguns de seus companheiros de clube, mas enfim se encontrou em casa desde que deixou a Dinamarca. Cornelius teve passagens apagadas pelo futebol italiano (Atalanta e Parma) e francês (Bordeaux), e nesta temporada aterrisou na Turquia, onde no momento é o artilheiro do campeonato.
Muito além de Cornelius, porém, o Trabzonspor conta com alguns nomes que mereciam um verdadeiro “por onde anda?”. Os dois jogadores mais experientes do elenco são Marek Hamsik, aquele mesmo ex-Napoli, e Gervinho, com grande rodagem internacional e história, principalmente, por Arsenal e Parma. Há grande diferença na importância entre os veteranos para a conquista.
O costa-marfinense Gervinho pouco jogou na maior parte do Campeonato Turco. O jogador, de 34 anos, sofreu uma grave lesão que o tirou dos gramados desde outubro de 2021. De todas as formas, o atacante não vinha sendo titular do clube e contribuiu apenas com dois gols nos 10 jogos que disputou. Hamsik, por outro lado, desembarcou em Trebizonda depois de passagens pela China e Suécia. De cara, o eslovaco assumiu a titularidade do Trabzonspor e não largou mais, sendo o grande regente do time.
Por fim, entre os nomes mais conhecidos, não seria possível deixar de citar os brasileiros Bruno Peres e Vitor Hugo, ambos titulares absolutos e peças estruturais no sistema defensivo do técnico Abdullah Avci. O lateral Bruno Peres, que no Brasil não conseguiu repetir por São Paulo e Sport o sucesso que teve na Itália, reencontrou o bom futebol na Turquia. Em 27 jogos no campeonato (2 como reserva), contribuiu com um gol e uma assistência. Vitor Hugo, ex-Palmeiras colheu os frutos no segundo ano pelo clube.
A incrível festa
As imagens valem por si só, então finalizamos um uma sequência de vídeos da festa em Trebizonda. A cidade, localizada quase no extremo oposto de Istambul, enfim voltou a celebrar.
Uzun versiyonunu isteyenler 🔥 pic.twitter.com/udIzYrK7Sj
— Aslan Kar (@aslankartv) May 1, 2022
Turkish side Trabzonspor won the league for the first time in 38 years and their fans and residents of Trabzon went ALL OUT last night. Incredible scenes (via @yunusemresel) pic.twitter.com/TD03167wAg
— Luis Miguel Echegaray (@lmechegaray) May 1, 2022
Şuanda Klupte🤓 pic.twitter.com/SSdXUb0Xox
— Demet Akalin (@DemetAkalin) May 1, 2022
Fonte: Ogol




Comentários