A Doença de Crohn é uma doença crônica de causa desconhecida que desencadeia uma uma inflamação no trato gastrointestinal e geralmente afeta a parte inferior do corpo, normalmente o intestino delgado e o intestino grosso, segundo a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn.

Apesar de haver tratamento através de medicamentos que reduzem a inflamação e controlam os sintomas, não há cura para a Doença de Crohn. A gravidade dos sintomas surge de acordo com o grau de inflamação e pode levar meses ou até anos para o paciente perceber, por isso, é importante ficar de olho em alguns sintomas da doença.

Fique atento a cinco sinais da Doença de Crohn

Diarreia intensa

O principal sintoma da Doença de Crohn acaba sendo crises de diarreia em um grau bastante intenso. Esse costuma ser o primeiro sinal da condição e, como está ligado a uma série de outras doenças e infecções, pode passar despercebido. No entanto, é importante procurar um médico caso sofra com diarreia.

Sangramento nas fezes

O sangramento na hora de defecar também é bastante comum em pacientes com a doença. Nesse caso ele pode ou não estar presente junto com a diarreia. O sangramento é um sinal de infecção e não deve ser ignorado. Além disso, esse sintoma pode ainda vir acompanhado de uma forte dor na região.

Dor abdominal

Imagem: Lightspring – Shutterstock

Estamos falando de uma doença que atinge principalmente a região dos intestinos, por isso, dor abdominal também é um forte indício da Doença de Crohn. Assim como os outros sintomas, a dor pode aparecer durante algumas crises da doença e desaparecer completamente depois, mas é importante ficar atento.

Febre

Pode tomar antitérmico depois da vacina
Imagem: Pormezz / Shutterstock

Mais um sintoma comum de outras doenças, a febre, sem que o paciente esteja gripado ou com sintomas de outras doenças, deve ser investigada. “Em pacientes gravemente afetados e com sintomas como sangramento, dor abdominal e exames de imagem ou endoscopia anormais, o diagnóstico é bastante fácil de ser feito. No entanto, muitos pacientes apresentam sintomas mais sutis”, explica o médico do Jeffrey Tokazewski para a Penn Family Medicine Gibbsboro.

Perda de peso sem razão aparente

Homem medindo a barriga
Crédito: Jarmoluk/Pixabay

Perder peso de forma repentina e sem uma mudança de hábitos alimentares ou rotina de exercícios também deve ser investigado. Um dos sinais da Doença de Crohn, a perda de peso também pode estar acompanhada da perda de apetite.

Tratamento

O tratamento da Doença de Crohn consiste principalmente em um controle dos sintomas fazendo alterações nos hábitos alimentares, como evitar fibras e derivados de leite, e utilizar remédios durante as crises da doença, esses medicamentos ajudam na redução da inflamação. Em casos severos podem ser necessárias cirurgias para remover partes do intestino.

Via Eat This, Not That; ABCD; Crohn Fondation; SBCP