Após um extenso debate sobre criptomoedas, a Wikimedia Foundation (WMF), organização responsável pela Wikipedia, decidiu não aceitar mais doações em Bitcoin, Bitcoin Cash ou Ethereum. Mesma decisão tomada pela Mozilla em janeiro deste ano.
A notícia veio logo após um levantamento conduzido pela própria fundação, cujo resultado foi: dos quase 400 membros da comunidade, 234 votaram pelo fim das contribuições em cripto.
Os principais argumentos contra os criptoativos foram: sustentabilidade ambiental e o risco de fraude, fatores que ainda geram discussão no mundo cripto.
Vale recordar que a Wikimedia começou a aceitar doações em Bitcoin em 2014. Inicialmente, a Coinbase gerenciava as doações antes da BitPay assumir o posto, o que permitiu receber contribuições em mais criptomoedas.
Pouca adesão às doações em criptomoedas
Mesmo antes da proibição, as criptomoedas eram pouco relevantes no caixa da fundação. Ao longo de todo o ano passado, por exemplo, a Wikimedia Foundation recebeu apenas 347 doações em cripto, pouco mais de US$ 130 mil.
Segundo Julia Brungs, especialista em relações com a comunidade da WMF, essas doações representaram apenas 0,08% de toda a receita registrada no ano passado.
Entenda o caso
O debate começou a ganhar força em janeiro deste ano. Quando Molly White, engenheira de software e editora da Wikipedia, propôs que a WMF parasse de receber doações em criptomoedas, argumentando que a prática vai contra o compromisso da organização com a sustentabilidade ambiental.
“Estou muito feliz que a Wikimedia Foundation tenha implementado o pedido de sua comunidade”, declarou White, que postou mais detalhes sobre a decisão no Twitter.
A engenheira também citou o caso recente da Mozilla, que também decidiu interromper as doações em criptomoedas após receber fortes críticas.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários