Calcário suficiente para melhorar a produção, corrigindo o solo para o cultivo de feijão, milho e mandioca, e outros produtos. Um sonho antigo das famílias indígenas produtoras, e que o Governo do Estado está tornando realidade com um investimento de mais de R$ 5,3 milhões.
Ao todo, serão beneficiadas 76 aldeias de 26 municípios com a entrega de aproximadamente 15 mil toneladas do produto.
A primeira remessa foi entregue na aldeia Bororó, em Dourados. Foram 250 toneladas entregues em três carretas bitrens. Ao todo serão mil toneladas de calcário para Bororó e mais 1.250 toneladas para aldeia Jaguapiru, ambas em Dourados.
O diretor presidente da Agraer/MS, André Borges conta que essa é a primeira vez que as comunidades indígenas do Estado recebem calcário em grandes quantidades.
André Borges reforça que este cuidado e parceria com as comunidades indígenas é uma das estratégias prioritárias da atual gestão.
Em execução desde 2015, o programa Proacin (Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de MS) vem contribuindo com a agricultura familiar nas aldeias.
O Governo do Estado ainda distribui, mensalmente, 19.899 cestas básicas, com 25 quilos cada, contendo arroz, feijão, carne e mais 18 itens. Elas são repassadas para 83 aldeias em 27 municípios do Estado. Mais de 90% dos índios são atendidos.
Katiuscia Fernandes – Subcom
Foto: Edemir Rodrigues
Comentários