O Instagram está testando um novo modelo de feed, que deve deixar a home da rede social de fotos da Meta mais parecida com a página inicial do TikTok. Com a revisão, todas as postagens da rede social vão ocupar a tela inteira, algo parecido com o que são os Reels hoje em dia.

Segundo o Instagram, o novo feed deve deixar a experiência do usuário mais fluida e imersiva, algo similar com os vídeos em tela inteira na vertical do TikTok. Ao que parece, esta é mais uma iniciativa da Meta para colocar os vídeos como principal produto do Instagram, mas sem deixar as fotos com filtro de lado.

Todos os conteúdos postados no Instagram devem ter um aspecto parecido com o dos Reels. Crédito: Instagram/Divulgação

Stories seguem no topo

Durante o período de testes do feed em tela cheia, o Instagram ainda permitirá o uso da barra de navegação inferior para acesso à guia de descoberta, Reels e compras, além do próprio perfil. Os ícones para criação de postagens e navegação nas mensagens e entre contas ficarão na parte superior da home.

Os Stories seguirão no topo do feed, sumindo quando a tela é rolada para baixo, como acontece atualmente. Vale lembrar que os Stories são a ferramenta mais lucrativa do Instagram atualmente, já que a infraestrutura de venda de anúncios da plataforma privilegia a ferramenta.

Tendência de mercado

Contudo, o Instagram estuda como potencializar os Reels, com planos para monetização do recurso. Porém, essa implementação é pensada para o longo prazo e pode levar alguns anos para que os criadores consigam ganhar dinheiro de fato com os Reels.

Mas podemos dizer que o que o novo feed do Instagram deixa claro é que o TikTok mexeu e muito com as estruturas das redes sociais, principalmente na usabilidade e experiência do usuário. Além da Meta, o Google também tem investido e muito em vídeos curtos em tela cheia com o YouTube Shorts.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!