Jürgen Klopp está muito próximo de garantir mais um recorde para a sua carreira: o de técnico com mais finais de Liga dos Campeões. Antes, no entanto, terá de bater um antigo algoz europeu, e também recordista – Unai Emery, o “Rei da Liga Europa”.
A vantagem para o confronto entre Liverpool e Villarreal nesta terça-feira é do time inglês. Em Anfield, o placar foi de 2 a 0, com domínio total do time da casa. Para a equipe espanhola será preciso um grande jogo para buscar a virada, mas ninguém mais duvida de sua força.
O Villarreal era “azarão” contra a Juventus. Venceu com sobras e agregado de 4 a 1 em dois jogos. Nas quartas, mais duas exibições sólidas contra o Bayern de Munique, eliminando o gigante bávaro.
No banco, Unai Emery também tem história de superação e títulos na Europa, embora seu sucesso seja no “segundo nível”. O espanhol venceu por quatro vezes a Liga Europa, um recorde. Em uma delas, ainda no comando do Sevilla, Emery derrubou na final o próprio Liverpool de Klopp, em 2016. Na Liga dos Campeões, no entanto, o técnico nunca conseguiu brilhar, embora tenha sido contratado pelo Paris Saint-Germain para buscar o feito depois de vencer os Reds.
Caso confirme o favoritismo e avance para a final, Klopp se juntará a três outras lendas como técnico com mais decisões da Liga dos Campeões (era moderna). Marcello Lippi, Alex Ferguson e Carlo Ancelotti são os únicos outros a disputarem quatro finais.
Curiosamente, o lugar de Klopp entre os finalistas pode durar apenas um dia. Ancelotti chegará a cinco finais da Liga dos Campeões se passar com seu Real Madrid pelo Manchester City de Pep Guardiola, que por sua vez pode também chegar em sua quarta final.
Ancelotti foi campeão da Liga dos Campeões em três de suas quatro participações, por Milan (2) e Real Madrid. Guardiola em duas de três, ambas com o Barcelona. Klopp, que chegou a sua primeira final como “azarão” com o Borussia Dortmund, venceu apenas uma vez, com o Liverpool.
Fonte: Ogol




Comentários