Máquina Mitrovic, promessa lusa e mais: Trunfos do retorno do Fulham à Premier League

O Craven Cottage, charmoso estádio do futebol inglês localizado às margens do rio Tâmisa, está em festa. O Fulham não só cravou o retorno para a Premier League na segunda-feira (3), como também garantiu o título da Championship e trucidou o Luton Town, com um impiedoso triunfo por 7 a 0. A goleada não é exceção, mas a regra do tradicional clube londrino, que bateu a marca de 100 gols na segunda divisão inglesa guiado pelo artilheiro Aleksandar Mitrovic, a máquina sérvia.

Mitrovic, de 27 anos, indiscutivelmente, vive o auge de sua carreira. Revelado pelo Partizan, o atacante chegou a fazer sucesso na Bélgica, pelo Anderlecht, e chegou na Premier League para jogar pelo Newcastle, onde nunca chegou a convencer. No Fulham desde 2018, o atacante vivia até a temporada passada de altos e baixos, desempenhando em 2020/21 sua pior temporada.

Não por acaso, ao final da temporada 2020/21, o Fulham foi ao mercado buscar por soluções para o setor de ataque. Mitrovic havia entregado somente quatro gols na Premier League, sua pior marca da carreira, e não conseguiu ajudar na luta do clube contra o descenso. Pela segunda vez em três anos, o Fulham estava rebaixado para a Championship.

No mercado de transferências, a aposta do Fulham para a temporada atual, 2021/22, foi o brasileiro Rodrigo Muniz. Mesmo jogando com regularidade pelo Flamengo, Muniz surpreendia pela eficiência. Com 20 anos, o atacante balançava as redes pelo Fla a cada 114 minutos em campo, foram nove gols em 25 jogos, apenas oito deles como titular. Muniz seria a sombra para Mitrovic, ou até mesmo o oposto, mas não contava com a revolução da máquina.

Frio e impediedoso: um goleador nato

Aleksandar Mitrovic
Championship 2021/2022

43 Jogos  3777 Minutos

43    10    0    0 2x

ver mais »

Os números de Mitrovic na Championship são nada menos que assombrosos. Não há adjetivo melhor para definir o que o sérvio faz na segunda divisão inglesa: são 43 gols e sete assistências em 43 jogos disputados. Mitrovic conseguiu alcançar incríveis 50 participações diretas em gols na temporada.

Para se ter uma ideia do tamanho do feito de Mitrovic, primeiro, é preciso comparar os números do sérvio com o de outros jogadores da própria Championship. Em termos de gols, Dominic Slank (Bournemouth) e Joël Piroe (Swansea) até contam com marcas de respeito, mas passam longe de Mitrovic, com 29 e 22 gols cada, respectivamente.

Nas últimas dez temporadas da Championship, na verdade, apenas duas vezes jogadores haviam alcançado a marca de três dezenas de gols. Glenn Muray fez 30 gols em 2012/13, enquanto Ivan Toney marcou 33 em 2020/21. O próprio Mitrovic tem uma artilharia de segunda divisão inglesa, há três temporadas, em que fez 26 gols.

Mesmo fora do futebol inglês os gols de Mitrovic seguem em um patamar fora do normal. Ao comparar com a segunda divisão das demais principais ligas europeias (Espanha, França, Itália e Alemanha), a diferença é, simplesmente, absurda. Na Serie B da Italia, o artilheiro é Massimo Coda, com 20 gols, menos da metade de Mitrovic. O mesmo se repete na França, com Rhys Healey. Na Espanha, a situação fica pior para um trio de jogadores, que hoje dividem a artilharia com 19 gols cada. Por fim, quem fora Mitrovic tem a melhor marca é Simon Terodde, na 2. Bundesliga, com 27 gols até o momento.

Não resta dúvidas de que Mitrovic é, de longe, o grande nome não só do Fulham, mas como desta Championship. O atacante, por sinal, será adversário da seleção brasileira na Copa do Mundo no final deste ano, já que é figura frequente na seleção sérvia, pela qual mantém a veia goleadora, com 44 gols em 71 jogos.

As engrenagens da Máquina

Mitrovic, porém, não faz tudo sozinho. Centroavante forte, dotado de boa técnica, frieza e que raramente deixa a área, o sérvio precisa que a bola chegue até ele para que a mágina aconteça. E o Fulham do técnico português Marco Silva é especialista nisso.

Fábio Carvalho ©Getty / Jacques Feeney

Por mais curioso que possa parecer, o nome mais cobiçado desse Fulham não é Mitrovic, mas o jovem Fábio Carvalho, de apenas 19 anos. O franzino meia português, cria da própria base do Fulham, não seguirá no clube para a próxima temporada e disputará a Premier League pelo Liverpool. Os Reds venceram uma concorrida corrida pelo jogador.

Fábio começou a Championship alternando entre a reserva e a titularidade, mas logo se firmou como peça-chave do time. O português teve ótima contribuição ofensiva, especialmente por ser um jogador que flutua por todo setor ofensivo, mas com preferência por cair pelo lado esquerdo. Fábio Carvalho tem na segunda divisão 18 participações diretas em gols, divididas entre 10 gols e oito assistências.

Outro nome que merece a atenção é o do galês Harry Wilson, principal garçom da Championship. Wilson deu 19 passes para gol e é, ao lado de Fábio, o vice-artilheiro do Fulham na segunda divisão. O atacante também é figura frequente em sua seleção e disputará em junho uma vaga na Copa do Mundo, já que Gales aguarda o vencedor do confronto entre Escócia e Ucrânia para saber se chegará ou não na Copa do Mundo.

Com grandes valores individuais, mas também um coletivo que sobrou na Championship, o Fulham está de volta para a Premier League. O clube tenta evitar a gangorra de subir e descer que enfrentou ao longo dos últimos anos. Quem sabe, Marco Silva, Wilson, Mitrovic e companhia conseguirão levar o clube de volta à estabilidade que tinha no início do século, quando foi um participante assíduo da elite do mais poderoso campeonato do futebol mundial.

(51)

Fonte: Ogol

Comentários