Sábado, Novembro 23, 2024
spot_img
InícioESPORTESSem vencer Atlético há seis anos, América precisa quebrar tabu para sonhar

Sem vencer Atlético há seis anos, América precisa quebrar tabu para sonhar

spot_img

A vida do América Mineiro na Copa Libertadores está por um fio, e para manter a esperança de seguir na competição e não ser eliminado precocemente, o Coelho tem um desafio indigesto nesta terça-feira. O jogo que define a sequência do clube na competição é contra o Atlético Mineiro, rival que é incapaz de bater há seis anos.

A última vitória do América sobre o Galo foi no dia 1º de maio de 2016, numa final de Campeonato Mineiro em que o Coelho acabou por ser o campeão. Desde aquela decisão se passaram exatos 20 jogos, com um retrospecto bastante negativo para os americanos, com 14 derrotas e seis empates ao longo do trajeto.

América e Atlético, por sinal, já se encontraram neste ano em duas oportunidades. Pelo estadual, o Atlético venceu por 2 a 0, e na segunda rodada do Grupo D da Libertadores, os rivais ficaram em um polêmico empate por 1 a 1. O Coelho vencia o confronto até os 40 minutos do segundo tempo, mas acabou por ceder o empate em um lance irregular de Ademir. O atacante, ex-América, marcou em posição de impedimento, que não foi assinalado pela arbitragem e não corrigido devido a ausência do VAR na fase de grupos da Liberta.

A matemática de momento para evitar que o América seja eliminado na fase de grupos é simples. O Coelho pode alcançar, no máximo, 10 pontos na Libertadores, isso contando com três vitórias nos jogos de volta. Nesta terça, tanto Atlético, quando Independiente Del Valle (atual líder), podem chegar aos oito pontos. O Galo, caso vença o América, e o Del Valle se vencer os colombianos do Tolima, fora de casa. Se Atlético e Del Valle vencem, o América está oficialmente fora.

Há outros cenários possíveis para o América, em que caneta e o papel devem estar à mão para sonhar. Mesmo em caso de derrota nesta terça, o Coelho teria uma sobrevida na competição se Tolima e Del Valle, por exemplo, empatarem. Se essa hipótese se tornar real, o América teria depois de vencer o Tolima, torcer pelo rival Atlético contra o Del Valle, e decidiria no Equador a classificação. Um tanto mais complicado, e ainda teria de se classificar conforme os critérios de desempate.

Um novo empate entre os rivais não seria bom negócio para nenhum dos lados. Pior para o América, certamente, que com dois pontos teria de torcer por miraculosas combinações de resultados, assim como no caso de derrota. Para o Galo, a situação não seria das melhores, porque pode ser ultrapassado pelo Tolima já nesta rodada, ou ver o Del Valle abrir distância na liderança.

Por fim, o que todo americano espera, é a vitória sobre o Atlético. Se conseguir quebrar o ingrato jejum contra o rival, o América chegará aos quatro pontos e colocará o próprio Galo em situação desconfortável, deixando tudo em aberto no Grupo D.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img