Muitos empreendedores têm vivenciado a contribuição da tecnologia para uma gestão empresarial eficiente. Diante de um cenário bastante competitivo, sobrevive aquele que apresenta diferenciais e sabe se adaptar às mudanças no menor tempo possível. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela agência de comunicação Edelman em parceria com a Microsoft Brasil, 42% das PMEs brasileiras apostaram na adoção de novas tecnologias desde o início da pandemia até meados de 2021. Para 83% dos entrevistados, essas tecnologias guiaram o caminho rumo à recuperação econômica.
Em outra pesquisa, também da Microsoft, foi constatado que as PMEs com maior investimento em tecnologia no Brasil registraram aumento de 16% em suas receitas anuais e geraram empregos até 11% mais rápido em comparação com empresas que realizaram investimentos menores na área. Dados divulgados pelo Sebrae apontaram que a inovação foi o caminho encontrado por muitos empreendedores para manter a saúde financeira da empresa em tempos de pandemia, 41,9% passaram a trabalhar apenas com entregas ou online e 21,6% adotaram o home office.
Ou seja, a transformação digital continua sendo fundamental para a sobrevivência das pequenas e médias empresas do país, seja para aplicação de novos processos, reformulação de infraestrutura, redução de custos, formas de atuação ou contato com os clientes, colaboradores e fornecedores. E, para isso, é preciso investir em tecnologia, já que ela deixou de ser apenas uma ferramenta para ajudar as empresas, e se tornou peça fundamental.
A Berta, inteligência artificial da BizCapital, por exemplo, foi justamente lançada com o propósito de auxiliar a comunicação com os nossos clientes durante a pandemia da Covid-19. A Berta é conectada via API com os nossos sistemas de atendimento e, quando um possível cliente entra em contato, é ela quem responde as perguntas, oferecendo inclusive a possibilidade de fazer a solicitação de empréstimo na própria conversa.
Os números evidenciam o sucesso desse lançamento: na primeira semana, conseguimos fazer 80% dos atendimentos de forma automática. Atualmente, mais de 95% dos atendimentos que chegam na empresa são feitos pela IA. Ou seja, quando recebemos cerca de 8 mil atendimentos por mês, 7.600 são feitos pela Berta.
E por que estou falando sobre isso? Reforço: a transformação digital no contexto de sobrevivência das PMEs aproxima as tecnologias das atividades administrativas, de vendas e de relação com clientes. Portanto, quem deseja crescer, prosperar ou simplesmente sobreviver, precisa perceber, explorar e investir em tecnologia – não é mais um diferencial, é pré-requisito para o sucesso.
Jorge Michel é head de Produto e UX da BizCapital
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários