A Volkswagen preparou um documentário sobre todo o processo de criação da nova Kombi elétrica, ou melhor, da perua ID. Buzz. Lançado há cerca de um mês, o veículo era um dos mais aguardados dos últimos tempos, dado o carisma e o tom de nostalgia que carrega e carregou ao longo dos anos.

Ainda um pouco distante de alguns mercados, a ID. Buzz está chegando este mês para os europeus e as expectativas para que venha ao Brasil não são poucas. Ainda mais levando em consideração que a Volkswagen Brasil vem celebrando os modelos elétricos da marca com uma certa frequência.

Publicado no canal do YouTube da montadora alemã, o documentário tem quase 42 minutos de duração. No vídeo, há cenas de como a Kombi elétrica foi pensada, projetada, construída e por aí vai.

Veja bem, a própria Volkswagen faz essa ligação entre o veículo atual com a clássica Kombi. O chefe de design da empresa, Jozef Kaban comentou: “com a ID.Buzz, estamos transferindo esse DNA da T1 para os dias atuais e, portanto, para a era da mobilidade elétrica”. T1 é como a perua da marca é chamada na Alemanha.

DNA da ID. Buzz

O documentário da ID. Buzz começa com uma visão histórica de seus predecessores. A apresentadora do vídeo é acompanhada por Tobias Twele, gerente de projetos do departamento de veteranos da Volkswagen Commercial Vehicles.

Twele traz o primeiro VW Transporter elétrico que foi mostrado em forma de protótipo em 1972. Uma frota de veículos de teste foi lançada nas ruas das grandes cidades alemãs, mas os resultados não foram satisfatórios.

Passando para o moderno sucessor deste veículo, o primeiro protótipo da ID. Buzz foi montado em meados de 2020, cerca de dois anos antes de seu lançamento no mercado projetado. Esta foi a primeira vez que os desenhos digitais se transformaram em um veículo real – a Kombi elétrica é baseada na plataforma MEB, da Volkswagen para modelos elétricos, de carros como o ID.3 e o ID.4 da marca.

Ao longo do documentário da ID. Buzz são apresentadas informações detalhadas sobre as tecnologias de interior, exterior e transmissão. Há também uma seção separada para o projeto autônomo baseado no modelo, que deve ser lançado como um serviço de caronas em 2025, na cidade alemã de Hamburgo.