Apresentado no fim de 2021, o eO500U, primeiro ônibus elétrico da Mercedes-Benz a ser fabricado no Brasil, começará a ser entregue no segundo semestre deste ano. A informação foi confirmada pela Daimler Buses, divisão de ônibus da marca alemã, durante um evento transmitido pela internet direito de Mannheim (Alemanha), na segunda-feira (2).
Com um investimento de R$ 100 milhões, parte de um ciclo de financiamento que soma R$ 2,4 bilhões de 2018 até o ano presente, o eO500U será fabricado na planta da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP). O modelo já possui 100 unidades encomendadas no país, programadas para entrega entre o fim de 2022 e o início de 2023, e também será exportado para outros países da América Latina.
“Como uma líder entre as fabricantes de ônibus no mundo, nossa ambição é clara: queremos contribuir para combater as mudanças climáticas e ser um impulsionador da mudança necessária nos transportes para alcançar isso”, disse Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses, durante o evento online. “Para isso, estamos perseguindo uma estratégia clara de eletrificação e colocando ônibus com tecnologias alternativas de direção para produção em série.”
O primeiro ônibus elétrico da Mercedes no Brasil terá baterias de última geração a partir do fim do ano. Segundo Oberwörder, as novas baterias íon-lítio de alta energia aumentarão a capacidade por célula em cerca de 50% e permitirão um alcance de até 280 km — originalmente, a versão-base do eO500U (sem o extensor de autonomia) fazia 30 km a menos com uma única carga. Elas também estarão presentes no eCitaro, um ônibus a ser adotado na Europa que terá versões elétrica e a célula de combustível de hidrogênio.
No mesmo evento, a Mercedes também anunciou que, a partir de 2030, só venderá ônibus com zero emissões de gases-estufa no Velho Mundo. O primeiro veículo interurbano e 100% elétrico será lançado em 2025.
3 horas de duração para recarga completa
Baseado na linha O500U, produzida no Brasil desde 2011, o eO500U da Mercedes é um padron de tração 4×2, com piso baixo e capacidade para receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Alimentado por um motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o veículo virá com freio eletrônico EBS, sistema de regeneração de energia e autonomia-base de 250 km, com quatro pacotes de bateria — é possível, no entanto, estender o alcance para 300 km, adicionando dois pacotes.
O sistema de carregamento é do tipo plug-in e leva três horas para fazer uma recarga completa. A Mercedes também lançará uma consultoria para empresas de ônibus e gestores do transporte público. A ideia é que se esclareça detalhes sobre o funcionamento do veículo e como ele pode se integrar às frotas existentes, além de suas necessidades operacionais.
Crédito da imagem principal: Mercedes-Benz do Brasil/Divulgação
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Fonte: Olhar Digital
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