Os quatros tripulantes da missão Crew-3 retornaram à Terra na madrugada desta sexta-feira (6) após uma estadia de quase seis meses na Estação Espacial Internacional. A equipe era formada por três astronautas da Nasa e um colega da Agência Espacial Europeia (ESA).
A cápsula Crew Dragon, chamada de Endurance, desceu de paraquedas no Golfo do México às 13h43 no horário de Brasília. O desembarque, na costa de Tampa, Flórida, sinalizou o fim da terceira missão de longa duração lançada pela Space-X, 176 dias após o início.
“Obrigado por nos deixar levar a Endurance em sua viagem de retorno. Estou ansioso para assistir a muitos outros voos da Endurance no futuro. Foi um ótimo passeio”, Chari falou por rádio para o controle da missão da SpaceX em Hawthorne, Califórnia, momentos depois de cair.
Uma frota de embarcações da SpaceX estava pronta para encontrar a cápsula e trazê-la e a tripulação a bordo do “Shannon”, um navio de recuperação com o nome do astronauta da Crew-1 Shannon Walker.
De lá, após os exames médicos iniciais, Raja Chari, Tom Marshburn e Kayla Barron e Matthias Maurer (ESA) seriam levados de helicóptero de volta à costa antes de retornar ao Centro Espacial Johnson em Houston.
O que Crew-3 fez no espaço?
A equipe da Crew-3 começou sua jornada rumo à estação espacial ISS em 10 de novembro de 2021. Ela ajudou a realizar centenas de experimentos científicos, incluindo a testagem de novos métodos para cultivar algodão que seja resistente à seca e também imprimir bandagens feitas de células da pele.
O alemão Maurer também realizou a missão “Cosmic Kiss” da ESA. Trata-se de um conjunto de 35 experimentos que vão da saúde humana à ciência dos materiais, com o objetivo de melhorar a vida na Terra e o futuro da exploração espacial.
“A Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Alemã prepararam grande parte do complemento científico que consegui executar aqui”, disse Maurer antes de deixar a estação espacial. “É o fim da missão de seis meses, mas acho que o sonho espacial continua vivo.”
Todos os quatro astronautas da Crew-3 realizaram caminhadas espaciais para atender a estação espacial e prepará-la para a adição de painéis solares atualizados.
“Tem sido uma experiência espetacular”, disse Barron. “Tivemos muita sorte de ver toda a gama de operações operacionais e científicas aqui, e mal posso esperar para contribuir com todas as coisas incríveis que a NASA está fazendo ao lado de nossos parceiros internacionais com o retorno à lua como parte de Ártemis.”
Em atualização
Fonte: Olhar Digital
Comentários