Imagens de um veículo de artilharia BM-21 Grad veiculadas na internet mostram que a Rússia vem enfrentando uma séria escassez de pneus conforme avança no conflito militar contra a Ucrânia. A ponto das tropas recorrerem a compostos de pelo menos 31 anos, produzidos na época em que o país fazia parte da União Soviética (URSS). A idade pode ser atestada pela inscrição made in USSR (“feito na URSS”, na sigla em inglês) no alto da carcaça, indicando que a armada russa vem lutando com pneus completamente fora da garantia.

“Provavelmente, o pneu era para fora do mercado da União Soviética”, explicou o especialista, por meio de sua conta no Twitter. “Em um palpite, provavelmente foi feito para a Índia. Pode também ter ocorrido, então, um lapso de tempo entre o fim da URSS e a substituição/modificação da prensa da vulcanização que fabricava os pneus da Russian Truck.”

Pneus, em geral, têm uma vida útil de dez anos. Mesmo se o produto estiver bem conservado e com alinhamento e calibragem em dia, não tendo atingido seu limite. Para carros de alta performance, o recomendável é que a troca seja de cinco em cinco anos, segundo o gerente de produtos da Pirelli na América Latina, Fábio Magliano.

Pneus soviéticos utilizados pela Rússia contra a Ucrânia
Inscrição “Feito na União Soviética” é vista no alto dos arcos de borracha (Reprodução/Twitter/Trent Telenko)

De qualquer forma, o que surpreende não é apenas o fato de os pneus terem a tarja de “feito na União Soviética” — ao que parece, originalmente, os arcos eram produzidos para exportação. Nas paredes laterais da borracha, é possível ver claras e vultosas rachaduras, algo que, em certa medida, explica a lentidão nos ataques terrestres da Rússia nas últimas semanas.

O BM-21 Grad, por sua vez, é um lança-foguetes múltiplo de 122 mm montado em caminhão soviético que pesa 13,71 toneladas e mede 3,09 metros de altura. A importância dos pneus capazes de suportar seu peso durante a viagem ou durante o lançamento de foguetes é um requisito primordial.

Pneus soviéticos utilizados pela Rússia contra a Ucrânia
Pneus do BM-21 Grad em frangalhos (Reprodução/Twitter/Trent Telenko)

Importação de pneus chineses é gargalo no exército russo

Os pneus parecem ser o ponto mais vulnerável do exército da Rússia no conflito com os ucranianos. Com o clima mais quente — o verão se aproxima no Hemisfério Norte —, o desgaste dos compostos fez com que os veículos russos ficassem presos várias vezes na lama.

Com o boicote das empresas ocidentais ao país, a Rússia se viu obrigada a importar pneus chineses, o que parece ser parcialmente responsável pela lentidão na invasão da Ucrânia. Além disso, segundo informações do jornal Daily Mail, oficiais da Rússia teriam economizado investimento nos pneus ao optar por alternativas chinesas em detrimento da qualidade, provocando um atraso no avanço dos veículos blindados de Putin.

Tanque soviético BM-21 Grad
BM-21 Grad: um dos lança-foguetes utilizados pela Rússia (Wikimedia/CC)

“Os russos são forçados a comprar pneus baratos para calçar veículos blindados caros, e eles simplesmente não funcionam”, disse uma fonte da inteligência da Otan (Organização do Tratado do Atlãntico Norte) à publicação.

Boa parte dos pneus utilizados pela Rússia na guerra contra a Ucrânia são os Yellow Sea YS20, considerados de qualidade inferior aos Michelin XZL, adotados pela Otan.

Crédito da imagem principal: Reprodução/Twitter/Trent Telenko

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