Sob uma espécie de tom máximo da exclusividade Ferrari, o modelo SP48 Unica sob medida foi desenvolvido pela montadora italiana para um único cliente. Trata-se de um “One-Off” coupé esportivo de dois lugares baseado na plataforma F8 Tributo da marca luxuosa de Maranello.
Os toques exclusivos também estão no fato do cliente ter participado com sugestões e pedidos durante todas as etapas de desenvolvimento do veículo, realizadas pelo departamento de Projetos Especiais da Ferrari. Reforçando: não há outro carro como esse no mundo.
Em outras palavras, One-Off é a produção de uma única unidade de um único carro para um único cliente. Nesse sentido, o proprietário participa ativamente do desenvolvimento do projeto, juntamente com designers do Centro de Estilo e engenheiros da Ferrari.
Traços de uma Ferrari literalmente única
Dentre os traços que mais apresentam exclusividade do SP48 Unica, temos o perfil frontal em forma de seta, o redesenho dos faróis e a realocação das entradas de ar dos freios. O uso extensivo de técnicas de modelagem paramétrica processual e prototipagem 3D permitiu uma redefinição completa da grade frontal da máquina e das entradas de ar do motor.
Motor esse que, acompanhando o twin-turbo de 3,9 litros da plataforma F8 Tributo, se apresenta como um V8 com 710 cv e 770 Nm de torque. Assim sendo, o SP48 Unica criado para o cliente exclusivo da Ferrari faz de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos (0 a 200 km/h em 7,8 segundos), com velocidade máxima em 340 km/h.
Outros detalhes únicos deste carro One-Off estão na redução do tamanho das janelas laterais e na eliminação da janela traseira do coupé. Atrás, os toques personalizados também se deram na aplicação de iluminação traseira bem fina em LED (ao invés das luzes redondas da base F8 Tributo).
A Ferrari explica que todo o processo One-Off dura em média mais de um ano, período durante o qual o cliente está intimamente envolvido na avaliação das fases de projeto e verificação. Sobre quanto deve ter custado o veículo, avalia-se algo consideravelmente acima do preço inicial de um modelo F8. Ou seja, bem mais do que os iniciais US$ 283.950 (R$ 1,4 milhão em conversão direta).
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários