Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio contarão com dois novos meios de pagamento para a taxa de inscrição este ano: o Pix e o cartão de crédito.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pelo ministro da Educação, Victor Godoy, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas.
A novidade será formalizada nesta sexta-feira, 6 de maio, por retificações dos editais do exame que serão publicadas no Diário Oficial da União, informou o governo.
A ideia da iniciativa é ampliar o alcance e facilitar o processo de inscrição por parte dos interessados em participar do exame.
Valor da taxa de inscrição
A taxa de inscrição para o Enem 2022 segue a mesma desde 2019, ou seja, R$ 85. Este é o quarto ano consecutivo que o valor não sofre reajuste.
Vale destacar que as inscrições começam na próxima terça-feira, 10 de maio, e vão até o dia 21/05. O período para efetuar o pagamento da taxa, no entanto, é ligeiramente maior, até 27 de maio.
É importante ressaltar ainda que a participação no exame só está garantida após a confirmação do pagamento da taxa.
Além do Pix e cartão, o pagamento também poderá ser feito via boleto bancário, que deve ser gerado na Página do Participante e pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios.
Por fim, vale informar que os isentos da taxa também devem realizar a sua inscrição através da Página do Participante para confirmar a participação no ENEM.
Importância do ENEM
Com mais de 20 anos desde a sua criação, o ENEM se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. Suas notas servem tanto para ingressar no ensino superior como para participar de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para mais detalhes sobre o exame deste ano, confira o edital do Enem 2022.
Fonte: Olhar Digital
Comentários