O diretor executivo da Ferrari, Benedetto Vigna, confirmou à agência de notícias Reuters que o primeiro SUV da montadora, o Purosangue, terá motor V12. Segundo o executivo, foram testadas diversas opções, mas o propulsor clássico foi o que melhor se encaixou na proposta.
“Ficou claro que o V12, pelo desempenho e experiência de direção que pode oferecer, era a opção certa para o mercado”, resumiu Vigna.
Nesta semana, a Ferrari publicou um vídeo em que afirma estar construindo um novo carro com motor V12. A partir daí, brotaram especulações sobre a possibilidade do V12 ser utilizado no Purosangue ou no sucessor do esportivo 812 Superfast. Com o anúncio de Vigna, resta saber agora qual será o deslocamento do motor adotado no utilitário.
No teaser oficial, é possível apenas ver a seção dianteira do Purosangue. Imagens vazadas no início do ano, no entanto, mostram um pouco mais sobre o visual do carro, cujo projeto remete à da 812 Superfast e à Roma, com uma borda de ataque mais inclinada e uma dianteira pronunciada — às vezes mais parecendo-se com um cupê do que um SUV.
“O desafio é abrir um novo segmento para a Ferrari”, disse Michael Leiters, então diretor técnico da montadora, em entrevista à Autocar em 2019. “Achamos um conceito e um pacote que, em um lado, é um SUV real e vai convencer consumidores de utilitários a comprá-lo, mas em outro, haverá uma alta diferenciação de conceito para SUVs existentes.”
Híbrido plug-in e com pegada para o off-road
Os futuros modelos da Ferrari serão produzidos em torno de duas plataformas: uma para supercarros, como a 296 GTB, e outra para carros GT com motor dianteiro ou intermediário, como é o caso do Purosangue. Ambas conseguem acomodar motores V6, V8 e V12, com ou sem assistência híbrida, câmbio automático de dupla embreagem, tração traseira ou 4×4 e carenagens com distâncias entre-eixos variadas.
No caso da Purosangue, além do motor V12, a Ferrari poderá empregar um utilitário com cerca de 5 m de comprimento. A distância para o solo provavelmente virá a partir de uma suspensão regulável e um sistema antiroll para permitir uma boa dinâmica em ambiente urbano e até no fora de estrada.
Neste sentido, a Ferrari construiu uma arquitetura exclusiva, que confere ao carro os níveis de desempenho e a capacidade dinâmica de um modelo clássico da montadora e, ao mesmo tempo, o espaço da cabine exigido em um SUV. “Teremos desafios de engenharia completamente diferentes”, afirma Leiters.
Todos os modelos GT da Ferrari, incluindo o Purosangue, também terão um interior completamente novo baseado na abordagem “olhos na estrada, mão no volante”. Entre as ferramentas, estão um novo design de volante, novo sistema multimídia (agora também no banco traseiro), novas formas de operar os controles da cabine e a inclusão de um head-up display.
Com motorização híbrida plug-in, o Purosangue deve chegar às concessionárias no início do ano que vem. O preço ainda é desconhecido.
Crédito da imagem principal: Ferrari/Divulgação
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários