A finalíssima da Conference League vai colocar frente a frente duas equipes de tradição na Europa. Roma e Feyenoord decidem a nova competição organizada pela UEFA e serão os primeiros clubes na história a disputarem uma final nas três competições do continente.
Os holandeses garantiram vaga em uma decisão europeia após duas décadas. Na temporada 2001/02, a equipe da cidade de Rotterdam bateu o Borussia Dortmund, com o apoio de sua torcida, na decisão da antiga Taça UEFA, a atual Liga Europa.
O Feyenoord também foi finalista e campeão da Liga dos Campeões. Na antiga Taça dos Campeões Europeus, o Feyenoord levou a melhor diante do Celtic, da Escócia, em duelo decidido na prorrogação.
Já a trajetória da Roma em finais europeais é de decepções. Nos anos de 1980, com os brasileiros Falcão e Toninho Cerezo em campo, os Giallorossi levaram a decisão da Liga dos Campeões com o Liverpool até os pênaltis. Os Reds faturaram o tetra pelo placar de 4 a 2.
No início da década seguinte, a Roma teve uma nova oportunidade na Taça UEFA. Em confronto ‘caseiro’, a Internazionale de Zenga, Matthäus e Klinsmann levou o troféu no saldo de gols marcados, após o confronto ter uma vitória para cada lado. No Giuseppe Meazza, a Inter venceu por 2 a 0, enquanto a Roma venceu pelo placar mínimo no Estádio Olímpico.
Dessa vez vai?
Voltamos a 2022, onde a Roma conta com um trunfo importante no banco de reservas. O técnico José Mourinho vai para a sua quinta final de um torneio europeu, e o retrospecto do português é muito mais favorável do que o de sua equipe atual.
Mourinho tem dois títulos de Liga dos Campeões, por Porto e Internazionale, dois troféus da Liga Europa, e vai em busca da Conference League. Depois de longas três décadas de espera, a Roma pode se espelhar em seu comandante para finalmente quebrar a sina dos vice-campeonatos europeus.
Fonte: Ogol




Comentários