Sábado, Novembro 23, 2024
spot_img
InícioESPORTESSuperação e espetáculo das torcidas unem Rangers e Frankfurt em final europeia

Superação e espetáculo das torcidas unem Rangers e Frankfurt em final europeia

spot_img

Há 10 anos, o Rangers enfrentava o maior desafio de sua história, falido e rebaixado para a quarta divisão na Escócia. Há 10 anos, o Eintracht Frankfurt figurava na segunda divisão alemã. Unidos por histórias de superação, pela tradição, e pelo amor incondicional de seus torcedores, os dois clubes se encontram no próximo dia 18 em uma final europeia que promete ser emotiva, daquelas que fazem do futebol um espetáculo imprevisível e cativante.

É impossível permanecer impassível frente as imagens das festas promovidas por escoceses e alemães ao longo da Liga Europa. As campanhas da dupla foram marcadas por uma participação ímpar de seus torcedores, em êxtase pela trajetória improvável em uma competição que tinha concorrentes muito melhores cotados, como Barcelona, Sevilla, Napoli e Borussia Dortmund.

O doloroso passado recente une os dois clubes e ajuda a entender toda a euforia que transforma esta final em um evento singelo de redenção.

Rangers: Da falência à vaga na final em um Ibrox eletrizante

Tradição não falta ao Rangers. Na Escócia, apenas o Celtic se coloca como adversário historicamente, em uma das rivalidades mais ferozes e conhecidas do mundo do futebol, com religião e política como pano de fundo. Mas o time de Glasgow teve a sua própria existência colocada em dúvida há exatamente uma década.

Em 2012, em grave crise financeira, o Rangers se viu incapaz de cumprir com suas obrigações financeiras e decretou falência. Foi preciso refundar o clube, partindo do zero: da quarta divisão escocesa.

O regresso à elite se deu em quatro anos. Mas o time precisou de mais tempo para voltar ao topo. Enquanto isso, o torcedor dos Rangers viu o arquirrival comemorar nove títulos em sequência, encerrada em 2021 pelos Gers.

O título foi o pontapé também para a campanha na Europa. Os Rangers decepcionaram na fase preliminar da Liga dos Campeões, caindo para o Malmö. Seria difícil prever algum sucesso depois disso na Liga Europa, onde teria de enfrentar rivais mais perigosos e tradicionais, ainda mais depois de passar apertado por AZ Alkmaar e Alashkert FC na preliminar do torneio.

A passagem pela fase de grupos foi sofrida, com metade dos pontos do líder Lyon e apenas um a mais que o Sparta Praga. O primeiro sinal de grandeza só foi realmente dado na primeira fase eliminatória, contra o Borussia Dortmund. 4 a 2 em pleno Signal Iduna Park e uma classificação inesperada.

O Rangers teve mais facilidade contra o Estrela Vermelha nas oitavas, mas avançou nas quartas apenas na prorrogação contra o Braga. Na semifinal, o emergente RB Leipzig, com os escoceses novamente como azarões. O time alemão venceu na ida por 1 a 0. Na volta, 3 a 1 no Ibrox, sob os olhares de uma delirante torcida, como podem ver abaixo.

 

Frankfurt: Nova chance após 42 anos com direito a invasão ao Camp Nou

Um dos membros fundadores da Bundesliga, o Frankfurt foi até o fim da década de 90 um dos poucos clubes que podiam se gabar de nunca ter sido rebaixado. Títulos, no entanto, só na fase anterior, como Campeonato da Alemanha. Rebaixado em 97, viveu mais de uma década de bate e volta. A última campanha na segundona? Exatamente há 10 anos.

Sem o mesmo protagonismo dos Rangers nacionalmente, o Frankfurt tem um histórico breve, mas de sucesso na Europa. Foi vice-campeão da Liga dos Campeões em 60, na sua única participação – perdeu para o Real Madrid. Foi campeão da Copa da Uefa, atual Liga Europa, em 1980. 42 anos depois, terá a chance do segundo título.

A campanha do Frankfurt tem sido impecável na Liga Europa. O time foi líder do grupo D, sem conhecer derrotas, e manteve-se invicto até a final. No caminho, teve de eliminar espanhóis e ingleses, potências da competição. O jogo mais marcante, certamente, contra o Barcelona.

A “Invasão Alemã” já ficará na história do futebol europeu, independente do resultado da final. Depois de empate em 1 a 1 em Frankfurt, o time alemão foi ao Camp Nou como “azarão”, mas se sentiu em casa rapidamente: 30 mil torcedores apoiaram o clube nas arquibancadas. O limite era de 5 mil para os visitantes, que conseguiram burlar o sistema comprando ingressos vendidos por sócios do Barça.

O West Ham fez de tudo para evitar nova invasão alemã nas semifinais. Mas, em campo, não conseguiu parar o Frankfurt, que venceu os dois confrontos, terminando com a impressionante cena abaixo.

 

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img