A Amazon trouxe para o Android a impossibilidade de comprar um livro digital do Kindle que existe no iPhone, iPad e iPod Touch. A novidade aparece em formato de aviso, deixando claro que a gigante do varejo online não está contente com as políticas da própria Google Play Store.
Se você tem um Kindle, seja o leitor em forma física ou mesmo o app disponível em diversas plataformas, bastava abrir o aplicativo no smartphone para fazer a compra do livro para que ele pudesse ser lido. No iPhone esse cenário deixou de ser realidade para que a Amazon evitasse o custo cobrado pela Apple para todas as transações no iOS e agora o Android segue o mesmo caminho.
Se você buscar agora qualquer livro no app da Amazon para Android e escolher a versão Kindle do título, não verá o botão para comprar. No lugar dele a loja exibe uma frase: “POR QUE NÃO CONSIGO COMPRAR PELO APP?”
Tocando nela, o app exibe o seguinte texto:
“Para manter a conformidade com as políticas da Google Play Store, você não poderá mais comprar novos conteúdos do app. Você pode criar uma lista de leitura no app e comprar em Amazon no seu navegador”. Outro botão pode ser apertado, explicando mais detalhadamente a mudança.
Limitação no app envolve até o Kindle Unlimited
A partir de agora, os leitores não poderão mais comprar ou alugar livros para o Kindle, nem mesmo assinar o Kindle Unlimited dentro do aplicativo da Amazon para Android. Apenas é possível enviar uma amostra do título para o leitor físico ou virtual, além de adicionar o conteúdo em uma lista de leitura. A compra até pode acontecer no celular, mas apenas ao acessar a loja por qualquer navegador instalado.
A Amazon não revela o motivo para acabar com a compra de livros digitais pelo app no Android, mas assim como acontece no iOS, as compras feitas dentro do sistema operacional móvel do Google também passam pela loja oficial da plataforma e existe uma taxa por lá. Ela geralmente é de 30%, a mesma fatia separada pela App Store no iPhone.
Se eu fosse chutar um motivo, eu colocaria minhas fichas nessa taxa.
Via: ArsTechinica.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários