Na última semana, os policiais militares da Força Tática do 3º Batalhão da PM reforçaram o esse patrulhamento especializado em toda a cidade de Dourados, tendo como resultado o cumprimento de vários mandados de prisão e a captura de evadidos do sistema prisional semiaberto.
A principal função das equipes especializadas do 3º BPM é dar o suporte e apoio tático a equipes de radio patrulhamento em ocorrências de media e alta complexidade, agindo dessa forma como um policiamento de cobertura das demais equipes.
Os policiais estão executando ainda instruções para todo o efetivo do 3º Batalhão da PM de Dourados e demais unidades subordinadas, para atualização em armamento e tiro policial e aas demais técnicas que envolvem o referido assunto.
Na parte operacional de patrulhamento tático, os policiais militares da Força Tática, utilizando-se dos princípios de fundada suspeita e até mesmo pelo tirocínio aperfeiçoado pela função, retirou de circulação 5 foragidos da justiça e também evadidos do sistema prisional semiaberto. Salienta-se que cidadãos agraciados com a progressão de regime (fechado para semiaberto), automaticamente perdem o beneficio em caso de evasão e regridem em seus regimes.
EFETIVIDADE
Não é regra geral, mas boa parte dos evadidos do sistema prisional semiaberto, evadem para a realização de crimes como trafico de drogas, acerto de contas entre faccionados e roubos.
O trabalho de analisar comportamento, atitudes e ações, em lapsos de segundos para tomada de decisões, tornam os policiais militares da Força Tática, GETAM e Grupo de Operações com Cães, policiais com maior comprometimento técnico operacional da unidade, por isso servindo de suporte para todo o efetivo, não somente de Dourados, mas de toda a região sul do Estado.
Para o comandante da Força Tática do 3º BPM, o 2º Tenente PM Endres, o trabalho realizado pelas equipes, garantem uma maior sensação de segurança para a comunidade.
“As ações, principalmente as que capturam evadidos e foragidos, garantem o cumprimento da lei e ainda, desarticulam ações criminosas eventualmente planejadas por facções que se utilizam de evadidos e foragidos da justiça, garantindo a manutenção da ordem e o aumento da sensação de segurança a comunidade douradense.” Concluiu o comandante.




Comentários