Você pegaria um táxi que fosse operado por um triciclo elétrico? Pois bem, a empresa alemã Bayk desenvolveu o conceito no CityCruiser, um táxi a pedais — ou “velotáxi”, como a própria marca o chama — construído para atender às altas demandas de mobilidade elétrica nos grandes centros urbanos, em especial na Europa. Segundo a companhia, o veículo já está presente em 50 países e 120 cidades do mundo.

O CityCruiser é o modelo mais recente da linha de veículos da Bayk, uma companhia com mais de 20 anos da história na Alemanha. Em todas as configurações, o táxi oferece assistência de até 25 km/h com um motor de 250 watts de potência e 10 kgfm de torque. O limite de velocidade é restrito por software, ou seja, é possível ir além da margem posta pela empresa — embora isso arrisque danificar componentes do triciclo.

Táxi Citycruiser
Bayk/Divulgação

Segundo a Bayk, o táxi CityCruiser consegue fazer 80 km com uma única carga — um alcance suficiente para fazer uma viagem pela cidade ou levar as pessoas aos seus destinos diários. A empresa alemã, porém, ressalta que a extensão da carga pode depender do uso do pedal de assistência, nível do motor e aspectos geográficos, como vento, temperatura e superfície do asfalto.

Há também um painel solar adicional na parte superior do veículo, mas a empresa não esclareceu se ele serve para realimentação. O câmbio pode ser de três, cinco ou 14 velocidades e o cockpit é feito de polietileno ecológico. O táxi possui ainda capacidade para 495 quilos, incluindo ciclista e passageiros, e 5 m2 na carenagem para patrocínios.

Táxi Citycruiser
Bayk/Divulgação

Táxis presentes na Alemanha e na França

É possível começar uma frota de “velotáxis” com 20 veículos, segundo a Bayk. O táxi a pedais com motor duplo custa em torno de 9.990 euros (em torno de R$ 51,5 mil, em conversão direta), enquanto os carregadores rápidos saem em torno de US$ 2.890 (R$ 14,9 mil).

Entre as cidades onde o táxi CityCruiser está presente, estão Tóquio, Nagoya e Kyoto, no Japão, e Lille, Nice e Montpellier, na França — neste último país, os veículos foram licenciados para a empresa local Happymoov —, além de uma série de localidades na Alemanha.

Táxi Citycruiser
Bayk/Divulgação

Vale lembrar que a ideia de criar táxis com veículos de dois ou três rodas não é exatamente nova. No Brasil, as semelhantes “bike táxis” — sem a carenagem e a estilização da Bayk, é verdade — chegaram a funcionar em São Paulo por meio do aplicativo Bikxi no fim dos anos 2010, mas a iniciativa não vingou em uma cidade com quase 6,2 milhão de carros, segundo dados do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo).

Crédito da imagem principal: Bayk/Divulgação

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