Nesta segunda-feira (9), a Blue Origin anunciou os nomes das seis pessoas que vão voar a bordo do foguete New Shepard no próximo voo espacial suborbital da empresa. Entre eles, está um engenheiro de produção que pode se tornar o segundo brasileiro a ir para o espaço, depois do ex-astronauta e ex-ministro Marcos Pontes.
Diferentemente das três primeiras missões espaciais da empresa, nenhum passageiro famoso está listado entre o grupo. No voo mais recente, ocorrido em 29 de março, o astro de “Saturday Night Live” Pete Davidson foi convidado por Jeff Bezos, mas ele precisou ser substituído por um funcionário da Blue Origin devido a um conflito de agenda.
Ainda não foi revelada a data de lançamento da missão, chamada NS-21 (por ser o 21º voo na contagem geral da empresa), nem quanto os passageiros pagantes desembolsaram por seus assentos.
Conheça os próximos turistas espaciais da Blue Origin
Victor Correa Hespanha
Prestes a se tornar o segundo brasileiro a voar para o espaço, Victor Correa Hespanha é engenheiro de produção. Contemplado por um sorteio feito pela Agência Espacial Cripto, cuja missão é “combinar a tecnologia da indústria espacial com a inovação e o poder financeiro dos mercados cripto para acelerar o futuro da humanidade”, ele será o primeiro criptonauta do mundo, depois de um investimento em um NFT (sigla em inglês para “Token Não-Fundível”). “Comprei pensando no potencial de valorização, nunca imaginei que seria sorteado. Estou realizando um sonho de criança por meio de um NFT, a ficha ainda está caindo”, disse ele em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
Evan Dick
Evan Dick será a primeira pessoa a voar duas vezes a bordo de uma nave espacial New Shepard, tendo participado da missão NS-19, de 11 de dezembro. Ele é piloto, engenheiro, investidor e membro gerente da Dick Holdings, LLC. Já foi vice-presidente sênior da D.E. Shaw e diretor administrativo da Highbridge Capital Management. Segundo o anúncio da Blue Origin, Dick é filantropo das organizações Fundação Darwin, Corporação Internacional de Assistência à População e da Starfighters Aerospace.
Katya Echazarreta
Nascida em Guadalajara, Katya Echazarreta se tornará a primeira pessoa do México a visitar o espaço. Ela é uma das apresentadoras das séries do YouTube “Netflix IRL” e “Electric Kat”, no programa da CBS “Missão Imparável”. Katya passou quase quatro anos no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA trabalhando em missões espaciais, incluindo a do rover Perseverance e a Europa Clipper, que será lançada em direção à lua de Júpiter Europa em 2024. Ela está fazendo mestrado em engenharia elétrica e computação na Universidade Johns Hopkins e tem como objetivo “fornecer representatividade para mulheres e minorias” interessadas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Seu lugar foi patrocinado pela Organização Espacial para a Humanidade.
Hamish Harding
Piloto de jatos corporativos, Hamish Harding é presidente da empresa de corretagem de jatos Action Aviation. Ele é recordista mundial em vários segmentos, incluindo um marco em 2019 com o astronauta aposentado da NASA Terry Virts por quebrar um recorde de aeronaves voando sobre os dois polos da Terra. Harding também visitou o polo sul duas vezes e mergulhou a quase 10.100 metros em um submarino, em 2021.
Jaison Robinson
Jaison Robinson fundou a empresa imobiliária comercial JJM Investments e é cofundador, junto com sua esposa, da Dream Variations Ventures, que investe em startups de tecnologia e esportes. Mergulhador e paraquedista, Robinson conta com uma variedade de aventuras em seu currículo: quebrou a barreira do som em um jato Mig-29, passou uma semana caminhando na Antártida e subiu à cachoeira mais alta do mundo na Venezuela, entre outras peripécias. Ele também é escoteiro e jogou polo aquático pela seleção dos Estados Unidos.
Victor Vescovo
Victor Vescovo é cofundador da empresa de investimento em capital privado Insight Equity. Ele completou o “Explorer’s Grand Slam”, que é um desafio de expedição nos polos Norte e Sul e de escalada dos Sete Cumes, as montanhas mais altas de cada continente. Piloto de jato multimotores e de helicópteros comerciais, ele também é piloto de teste submersível certificado, tendo alcançado 12 vezes o Challenger Deep (o ponto mais profundo do oceano). Vescovo serviu 20 anos na Reserva da Marinha dos EUA como oficial de inteligência, aposentando-se como comandante.
Fonte: Olhar Digital
Comentários