O Sudão do Sul informou que está passando por um novo surto de cólera e mais de 30 pessoas já foram infectadas. Autoridades de saúde do país disseram que a primeira morte pela doença foi de uma criança de sete anos em 25 de março.
O último surto de cólera registrado no Sudão acabou em 2017 e, desde então, o país não havia registrado nenhum caso do quadro.
“Até o momento, um total de 31 casos, incluindo uma morte, foram relatados na cidade de Rubkona e no campo de deslocados de Bentiu”, apontou o Ministério da Saúde local, que disse estar investigando o novo surto.
O que é a cólera?
A doença afeta o intestino delgado e é causada por uma bactéria chamada Vibrio cholerae. O parasita entra no corpo por meio do consumo de água ou alimentos previamente contaminados.
O quadro é relacionado, principalmente, a locais com dificuldade de saneamento básico. A doença pode ser considerada grave e, se não tratada, pode levar pacientes ao óbito.
Os principais sintomas da cólera são: diarreia volumosa, fezes líquidas e acinzentadas, náuseas e vômitos, febre leve, dores e cólicas abdominais, desidratação, letargia, pele seca e sede excessiva, baixa pressão e cãibras musculares.
O tratamento acontece pela reposição de líquidos e minerais do corpo humano. Os pacientes podem também fazer uso de antibióticos para matar a bactéria causadora da doença.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no início de 2021 havia entre 1,3 milhão e 4 milhões de casos de cólera em todo o mundo, levando a morte de cerca de 21 mil e 143 mil pessoas.
Via: Medical Xpress
Fonte: Olhar Digital
Comentários