Uma pesquisa publicada pela JAMA Neurology reuniu os principais fatores de risco para o Alzheimer e outros tipos de demência nos Estados Unidos. Entre os principais riscos, estão a obesidade e baixa prática de exercícios, além de questões de raça e etnia.
Segundo a pesquisa, até 18% dos adultos nos EUA atendem aos critérios de obesidade ou excesso de peso entre seus 40 e 50 anos, o que aumenta os riscos de demência. Além disso, cerca de 12% praticam níveis de atividade física abaixo do recomendado.
Também foram apontados que 10% da população sofria com diabetes tipo 2 e eram fumantes. Estes diversos fatores de risco são considerados “modificáveis” ou relacionados às escolhas de estilo de vida de uma pessoa.
O estudo descobriu que todos os homens com estes fatores agravantes possuem mais risco para desenvolver Alzheimer ou demência do que as mulheres. Ao analisar os homens negros e indígenas, o risco se torna ainda maior.
A pesquisa mostra que os fatores de risco modificáveis mudaram na última década. Um estudo semelhante publicado há 10 anos apontava o tabagismo, a depressão e a inatividade física como os principais riscos para o desenvolvimento do Alzheimer.
Os pesquisadores apontaram que um a cada três casos de Alzheimer e demências está relacionado a oito fatores de risco modificáveis. “Nosso estudo sugere que as pessoas podem reduzir o risco de desenvolver demência por meio de um estilo de vida saudável”, disse a coautora do estudo, Deborah Barnes.
Fonte: Olhar Digital
Comentários