Se a Rádio teve sua era do ouro e momentos que marcaram história, agora é a vez dos podcasts. Segundo relatório das empresas de mídia, Interactive Advertising Bureau e PricewaterhouseCoopers, a indústria dessa modalidade de áudio deverá movimentar cerca de US$ 4 bilhões nos próximos dois anos. Para 2022, a expectativa é de US$ 2 bilhões sob forte influência das tecnologias de anúncios, que permitem um melhor direcionamento do público-alvo.
Dinamismo no ar
A agilidade dos podcasts é um dos diferenciais que ajudam a transmitir os conteúdos de uma maneira atrativa e com boa aceitação dos ouvintes.
Assim, a segmentação tanto dos assuntos quanto dos anúncios fizeram com que esse nicho de mercado crescesse vertiginosamente, mesmo diante da concorrência dos vídeos e outros meios de informação.
Com a tecnologia, é possível segmentar os ouvintes com base na localização, idade e sexo. Além disso, os anunciantes contam com estatísticas para verificarem se o investimento está valendo a pena, ou seja, os dados ajudam na monetização.
“O valor não é apenas da perspectiva do anunciante; é também da perspectiva do criador”, disse Eric John, vice-presidente do IAB Media Center.
Pulitzer com ‘Suave’
Em 2021, Suave, um podcast de sete capítulos produzido pela Futuro Media e PRX de Maria Hinojosa levou o Prêmio Puliltzer em Áudios.
A saga descreve a história de três décadas na vida de um homem condenado à prisão perpétua quando jovem, derrotando concorrentes de peso, como NPR e NBC News.
Vida longa aos podcasts
Nos EUA, muitas rádios estão percebendo que os podcasts são bem mais vantajosos no quesito faturamento e já notam um crescimento de 37% no setor em comparação ao ano anterior.
Sendo um segmento que necessita de menos recursos para ser produzido em comparação às mídias tradicionais, os podcasts também têm a vantagem de se comportarem melhor em situações de crises financeiras.
E o fato das pessoas poderem ouvir em momentos diferenciados e de acordo com suas rotinas faz do produto um excelente meio de conquista de novos ouvintes, tendo a fidelização como carro-chefe.
Com várias gigantes da tecnologia investindo pesado nas produções em áudio, tudo indica que os podcasts serão um serviço de streaming com vida longa e muitas histórias para contar.
Via: The Verge
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Fonte: Olhar Digital
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