Em um jogo eletrizante, com direito a duas viradas e dois gols de pênaltis, a Internazionale se sagrou a grande campeã da Copa da Itália após 11 anos ao bater a Juventus na prorrogação por 4 a 2. O grande herói dos Nerazurri foi Perisic, com dois gols no tempo extra.
No tempo normal, a partida teve de tudo. A Inter começou melhor e abriu o placar cedo, mas logo passou a sofrer e ter que segurar a pressão. A virada da Juventus aconteceu em sete minutos do segundo tempo e a busca do empate mudou de lado. Já perto do fim, o time de Milão conseguiu igualar.
A Internazionale voltou a conquistar o título da Copa Itália após 11 anos e ainda segue na briga pelo Campeonato Italiano, na briga com o rival Milan a duas rodadas do fim. Já a Juventus encerra a decepcionante temporada sem nenhuma conquista, o que não acontecia desde 2011.
Inter abre placar cedo e Handanovic evita o empate
Os primeiros minutos foram com a Internazionale dona da bola, trocando passes e buscando inversões a toda o tempo, enquanto a Juventus fez questão de ficar atrás e pouco teve posse. O domínio nerazurri deu resultado cedo e aos 7, Barella abriu o placar com um golaço, após puxar da esquerda para o meio e de fora da área encontrar o ângulo.
O gol que abriu o placar não fez a Inter mudar de postura e a equipe seguiu com mais presença de ataque, apesar de cadenciar um pouco mais. A Juventus especulou ter o contra-ataque, mas muito dominada, nem isso conseguiu. Handanovic só precisou trabalhar pela primeira vez aos 18, para defender com tranquilidade um desvio de cabeça após cobrança de falta.
Aos poucos, a Juventus entrou no jogo e aos 22, conseguiu criar sua primeira jogada, que terminou com chute forte de Dybala dentro da área, mas no meio do gol, para defesa de Handanovic. Uma nova chance surgiu pouco depois, em um vacilo da zaga da Internazionale e o goleiro precisou fazer grande intervenção e jogar para escanteio após pancada cruzada de Vlahovic.
A Juventus passou a ter mais a bola e buscar o empate, enquanto a Internazionale encontrou espaços no contra-ataque. Handanovic passou a salvar e jogou para escanteio o chute de fora da área de Bernadeschi e a cabeçada de De Ligt. Aos 31, na marca do pênalti, Dybala teve uma grande chance e bateu ao lado do gol, com muito perigo.
A Inter deixou de ceder tantas chances de gol e Handanovic teve um descanso. No ataque, voltou a assustar aos 36, em chute forte de Brozovic, que passou ao lado do gol. Ainda no primeiro tempo, a Juventus mudou de maneira ofensiva e o atacante Morata entrou em campo no lugar do lateral Danilo. Apesar disso, a equipe de Milão que seguiu com mais presença ofensiva, mas o placar não foi mais alterado
Final frenética vai além dos 90 minutos
A pressão da Juventus na volta para o segundo tempo foi enorme e logo aos 5, após uma confusão na área, Alex Sandro pegou a sobra, bateu forte e contou com o desvio no meio do caminho para deixar tudo igual. A Inter foi com tudo para cima e cometeu um grande erro, já que a Veccia Signoras marcou de novo. Aos 7, em contra-ataque fatal, Vlahovic ficou cara a cara com Handanovic e após duas finalizações colocou sua equipe na frente.
A final continuou frenética, com a Internazionale levando perigo. Aos 10, após cruzamento da esquerda, Darmian pegou de primeira e parou em ótima defesa de Perín. Mesmo aparentando sentir a virada sofrida, os Nerazurri seguiram na pressão e Dzeko só não empurrou para o gol vazio aos 17, por ser interceptado por Cuadrado. Do outro lado, a Juventus encontrou espaços para o contra-ataque.
O ritmo caiu após as substituições dos dois lados, mas a Inter seguiu com a bola em busca do empate, enquanto a Juventus se retraiu. O time de Milão voltou a levar perigo aos 26, com Di Marco, que avançou pelo meio, bateu cruzado rasteiro e mandou rente à trave. O lance reacendeu os Nerazurri, que aumentaram a pressão, principalmente com cruzamentos na área após jogadas pela esquerda.
A final seguiu em um nível alto e a Internazionale conseguiu um pênalti após Lautaro receber bola ajeitada na pequena área e ser derrubado por Bonucci. Aos 35, o responsável pela cobrança foi Çalhanoglu, que buscou o ângulo e a bola ainda tocou na trave antes de encontrar a rede. Após o empate, as duas equipes diminuíram o ritmo e evitaram se expor tanto. Com isso, a decisão foi para a prorrogação.
Perisic é herói do título
Na prorrogação, a Internazionale que assumiu uma postura mais proativa em busca da vitória contra uma Juventus que buscou o contra-ataque. A recompensa veio com ajuda do VAR, que alertou o árbitro de um pênalti cometido por De Ligt em De Vrij. Aos 9, Perisic foi para a bola, deslocou Perín e recolocou o time de Milão na frente.
A Juventus foi para cima e no contra-ataque Perisic virou herói da Internazionale mais uma vez. Aos 12, ele recebeu na linha da grande área com liberdade, dominou de direita, mandou um chutaço de esquerda e fez um golaço.
O segundo tempo foi mais lento, com a Inter cadenciando a partida e a Juventus sem demonstrar forças para reagir diante dos dois gols de desvantagem passou a errar muito. O confronto ficou mais truncado, com faltas e paralisações, o que beneficiou o time de Milão. A Veccia Signora até tentou um abafa final, mas o título foi mesmo da Internazionale.
Fonte: Ogol
Comentários