Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Novo Corvette Z06 terá controle de lançamento perfeito para fazer bonito na...

Novo Corvette Z06 terá controle de lançamento perfeito para fazer bonito na arrancada

Chevrolet Corvette Z06

Chevrolet Corvette Z06
Chevrolet/Divulgação

Sistemas de controle de lançamento e tração, atualmente, são quase perfeitos. O sistema do McLaren Artura, por exemplo, é tão bom que é possível pedir ao carro uma curva em drift, pisar no acelerador e se sentir um Lewis Hamilton. Com motor V8 de 680 cv, o novo Chevrolet Corvette Z06, previsto para ser lançado em 2023, terá um controle de tração e lançamento igualmente avançados.

Em conferência realizada no museu da Corvette em Bowling Green, no Kentucky (EUA), o engenheiro-chefe Josh Holder afirma que o novo modelo terá um sistema semelhante e totalmente personalizável. Em essência, funcionará como um controle de tração variável semelhante aos de carros de corrida, com uma série de configurações para diferentes níveis de derrapagem ou wheelspin durante o lançamento.

Por enquanto, o sistema é chamado de “controle de inicialização personalizado”, funcionando separadamente das configurações do controle de tração. De acordo com a Chevrolet, o sistema “permitirá ao motorista escolher a agressividade de lançamento para combinar com a tração disponível dos pneus”. Isso significa que será possível descobrir o nível de aderência do carro por conta própria e controlá-lo da forma que quiser para extrair uma boa partida.

Chevrolet Corvette Z06
Chevrolet/Divulgação

Sistema ajustará torque com base na rotação do motor

Ainda segundo a montadora americana, o sistema estará disponível em duas categorias: velocidade de motor e deslizamento. Na primeira, o Corvette Z06 ajustará automaticamente as saídas de torque no controle de lançamento com base na rotação. Em outras palavras, se você selecionar um determinado número de rpm, o carro calculará quanto torque é necessário naquela velocidade de propulsão para que funcione da melhor forma possível — onde se encaixa a segunda categoria.

A partir daí, os computadores verificarão o nível de derrapagem permitido e, uma vez detectado, reduzirá o torque. Em resumo, o motorista terá um lançamento mais rápido em uma superfície aderente, reduzindo o deslizamento ao menor nível possível e aumentando a velocidade da aceleração ao mais alto degrau de forma semelhante.

Segundo Holder, embora o sistema ofereça benefícios, ele, na verdade, é mais um gracejo do que uma forma de extrair mais desempenho. A ferramenta, porém, pode ser ótima para corridas de arrancada. Superfícies preparadas como as encontradas em uma pista de drag racing padrão, com maior aderência, em que o motorista pode se dar o luxo de dar partida no carro com elegância (ou agressividade).

Crédito da imagem principal: GM/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários