Conforme noticiado pelo Olhar Digital, um verdadeiro espetáculo astronômico está previsto para a próxima semana: um eclipse lunar total, também conhecido como Lua de Sangue. A Lua começará a passar pela sombra da Terra às 23h28 do domingo (15) e terminará às 2h55 de segunda-feira (16). Segundo os cálculos estimativos, o período em que ela estará totalmente coberta será de 0h30 à 1h54.
Para conversar sobre o fenômeno, o programa Olhar Espacial desta sexta-feira (13) vai receber o físico Hélio de Carvalho Vital, que tem mestrado e doutorado em energia nuclear e é um dos maiores especialistas do mundo em eclipses lunares.
Apaixonado pelo céu desde a infância, ele vem pesquisando eclipses lunares há 32 anos, buscando contribuir para o aperfeiçoamento da compreensão e previsibilidade desses fenômenos.
No caso do eclipse da próxima semana, há duas particularidades que merecem destaque. Primeiro porque a lua cheia de 15 de maio será uma superlua, como é chamada quando ocorre no perigeu (a posição mais próxima da Terra no mês).
E, ainda, há o fato de que o evento será especialmente escuro, graças à pluma lançada na estratosfera pela erupção do vulcão Hunga-Tonga Hunga-Ha’apai, ocorrida em janeiro em uma área do Oceano Pacífico pertencente à nação insular de Tonga.
Portanto, não perca esse bate-papo interessante com o nosso convidado da semana, que vai esclarecer tudo sobre essas e outras questões envolvendo o tão aguardado eclipse lunar.
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários