A ressaca da eliminação da Liga dos Campeões, na semifinal para o Real Madrid, segue sendo descontada pelo Manchester City de forma impiedosa na Premier League. A vítima da vez dos Cityzens foi o Wolverhampton, que viu uma atuação de gala de Kevin De Bruyne, autor de quatro gols na goleada por 5 a 1. O feito não é inédito, mas é raro, e leva o belga para sua temporada mais artilheira de toda carreira.
De Bruyne é apenas o terceiro meia de origem a marcar quatro gols em um mesmo jogo em toda a história da Premier League, formato iniciado em 1992/93. Antes de KDB, apenas Frank Lampard (duas vezes) e Wijnaldum haviam marcado quatro vezes em uma partida. Os feitos de Lampard foram em 2007/08, numa goleada por 6 a 1 sobre o Derby County, e em 2009/10, quando castigou o Aston Villa, num triunfo por 7 a 1. O holandês Wijnaldum, por sua vez, conseguiu a marca quando era jogador do Newcastle, em 2015/16, contra o Norwich.
Além da raridade do fato, os quatro gols representam muito para De Bruyne. Aos 30 anos, o belga é reconhecidamente o grande craque do Manchester City e enfrentou em grande parte desta temporada a responsabilidade de também marcar gols. Não que a veia artilheira fosse inexistente em De Bruyne, que para um meia acumula números de respeito ano após ano, mas sua principal virtude sempre foram as assistências.
Nesta temporada, em meio a necessidade do City de encontrar um goleador, resolvida para 2022/23 com a contratação de Haaland, De Bruyne é o vice-artilheiro do time de Guardiola. O principal goleador é Riyad Mahrez, com 24 gols, e KDB tem 19, número que já reflete a temporada mais goleadora dos 14 anos como profissional.
Antes de 2021/22, o máximo que De Bruyne havia marcado (por clubes) em uma temporada foram 16 gols, o que aconteceu pelo Wolfsburg em 2014/15 e pelo City em 2015/16 – seu primeiro ano de clube. De Bruyne chegou a ter duas temporadas abaixo da uma dezena de gols, mas voltou em 2019/20 a marcar 16 vezes. Faltam ainda dois jogos para o final da temporada do City, e é possível que o belga some duas dezenas de gols pela primeira vez na carreira.
(53)
Fonte: Ogol
Comentários