Na esteira da enxurrada de anúncios do evento I/O, o Google anunciou nesta quinta-feira (12) uma enorme atualização para o Android Auto, sua plataforma multimídia para carros — provavelmente a maior desde 2019.
A principal novidade está na interface UI do app, que agora é muito mais fácil de navegar. Para se adaptar melhor a telas mais amplas, a empresa tornou o modo de telas divididas como padrão em todos os dispositivos — o dashboard, aliás,ficou muito parecido com o do Apple CarPlay.

Desta forma, o motorista consegue ver os apps de mapas, reprodução de música e mensagens de texto — em formato de cards — ao mesmo tempo. Será possível, portanto, pausar rapidamente uma música no Android Auto e mandar uma mensagem sem ter que pular de menus, realizar configurações ou executar uma enormidade de aplicativos lado a lado.
Como no CarPlay, o maior card será o do Google Maps ou qualquer app de navegação executado no Android Auto, mas, diferentemente do sistema da Apple, os usuários do Google também receberão um painel dinâmico que exibirá notificações e chamadas perdidas.

Ao mesmo tempo, para flexibilizar os controles de viva-voz, o Google vai oferecer melhores sugestões contextuais para ações como retorno de chamadas e horários de entrega de mensagens de texto.
A parte inferior da tela agora vem com uma barra que remonta à barra de tarefas do Chromebook. Nela, os usuários receberão informações como hora, sinal do celular e nível da bateria. Já no lado esquerdo, o usuário terá acesso ao Assistente, ver notificações e acessar a gaveta de apps.
Diante da crescente variedade de telas nos novos carros, o Google também vai melhorar o suporte para layouts adaptáveis. Desta forma, independente de optar por uma tela em formato paisagem ou retrato no painel, a interface do Android Auto mostrará todas as informações pertinentes a partir desta nova atualização.
Novidades no Android Automotive
O Google também vai expandir suas opções de entretenimento em carros com sistemas operacionais baseados no Android Automotive (que não é a mesma coisa do Android Auto, apesar do nome), oferecendo maior suporte aos apps de streaming. Ainda no início do ano, durante a CES 2022, a empresa demonstrou como a plataforma poderá transmitir clipes do YouTube e, agora, os apps Tubi TV e Epix Now serão adicionados ao cardápio.
No futuro, os passageiros também poderão, segundo o Google, transmitir conteúdo dos smartphones na tela integrada ao veículo. O recurso, no entanto, ainda não há previsão para ser implantado.
De acordo com o Google, a nova atualização do Android Auto deve ser liberada para os primeiros usuários em setembro deste ano.
Crédito da imagem principal: Google/Divulgação
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários