Moradores e turistas que estiverem no Rio de Janeiro neste fim de semana poderão apreciar o primeiro eclipse lunar total no Planetário. No domingo (15), a partir das 23h28, a Lua começará a passar pela sombra da Terra, terminando às 2h55 de segunda-feira (16). Segundo os cálculos estimativos, o período em que ela estará totalmente coberta será de 0h30 à 1h54.
“A observação poderá ser feita a olho nu de qualquer parte da cidade, mas aqui no Planetário, maior equipamento desse tipo da América Latina, o público contará com a nossa equipe de astrônomos para explicar, tirar dúvidas e interagir com todos”, diz um comunicado da Fundação.
Com acesso pela Avenida Padre Leonel Franca 240, na Gávea, o anfiteatro estará aberto a partir das 21h. O evento é gratuito e com número limitado de visitantes, portanto, é bom chegar cedo.
Haverá a possibilidade de fazer uso dos telescópios para observação da Lua. Além disso, o eclipse será projetado em um telão, para melhor visualização do público presente.
Por se tratar de um evento mais longo, os organizadores do evento recomendam levar cadeira de praia, canga ou algum tapetinho para ficar mais à vontade para assistir a atração principal.
Caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, a observação ficará comprometida. Então, a realização do evento está sujeita às condições meteorológicas.
Para quem não puder ir presencialmente, o Planetário fará uma transmissão ao vivo em seu canal no Youtube, e os espectadores poderão tirar suas dúvidas em tempo real.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários