Você já deve ter ouvido que é importante beber água todos os dias, mas quantos litros? De acordo com os especialistas, não há uma regra certa ou padrão, aconselhando que a própria sede deve orientar o consumo diário. Isso porque a medida mais importante é o equilíbrio entre eletrólitos, sódio, e água no corpo.
Para Joel Topf, nefrologista e professor clínico assistente de medicina na Universidade de Oakland, nos Estados Unidos, não é preciso beber inúmeros copos de água por dia para chegar ao equilíbrio. Ele complementou que para a maioria das pessoas saudáveis, a melhor maneira de se manter a hidratação do organismo é beber água quando sentir sede, só que isso não é uma regra universal.
Por exemplo, pessoas com mais de 65 anos podem ter uma menor sensação de sede, precisando se atentar ao consumo do líquido. Seria apenas um mito a ideia de que uma pessoa saudável deveria ingerir oito copos de água diariamente, o que equivale a aproximadamente dois litros diários, comentou Tamara Hew-Butler, cientista na Universidade Estadual Wayne.
Além da idade, o cuidado com a quantidade ingerida de água também vale para outras pessoas, como as que tem insuficiência cardíaca ou pedras nos rins. Sendo necessário discutir o consumo com o médico que acompanha o paciente.
Outro exemplo é que não dá para comparar o consumo médio diário de um homem atleta e de 1,9 metros com a ingestão de uma mulher de 1,6 metros, que trabalha em horário comercial num escritório. Não há dúvidas de que o primeiro beberá mais água que a segunda, simplesmente porque o próprio corpo pedirá.
A água não é a única forma de manter o corpo hidratado, já que alguns alimentos podem ser ricos em líquidos, como frutas, legumes e sopas. Topf enfatizou que o processo de metabolização dos alimentos pelo corpo também produz água como subproduto.
Inclusive, veja os sinais e sintomas que a desidratação pode causar. Dependendo do grau, podem ser observados facilmente:
Porém, antes mesmo de qualquer coisa, a pessoa – provavelmente – sentirá sede, ou seja, para evitar um quadro de desidratação, basta beber água. Em outro estudo, um time de pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA avaliaram o quanto de água seria preciso consumir. Eles concluíram que a meta ideal deve ser 1,6 a 2,1 litros para as mulheres e de dois a três litros para homens. É importante pontuar que não há uma tabela padrão, apenas valores aproximados.
Fonte: NYT
Fonte: Olhar Digital
Comentários