Por mais que não seja uma prática nova, o termo ‘reduflação’ voltou a ganhar fama nos tempos atuais, principalmente por conta do alto índice de inflação. Isso porque os preços aumentaram e assim, o fenômeno ficou mais evidente nas prateleiras dos mercados, além das inúmeras reclamações na internet.
A tática da indústria consiste em reduzir a embalagem ou o peso dos pacotes, ao mesmo tempo em que os preços dos produtos continuam iguais ou até mesmo maiores. A estratégia para evitar a queda das vendas ganhou o apelido, “reduflação”: a inflação pela redução do peso ou pelo encolhimento dos produtos.
Essa prática tem sido observada em alimentos, guloseimas e até produtos de limpeza de diversos fabricantes. Por exemplo: o biscoito Nesfit com aveia teve redução de peso de 20%; o amendoim crocante Pettiz encolheu de 90g para 70g; o pacote pequeno de cookie Toddy teve redução de 5%; o sabão Omo embalagem econômica diminuiu de 4kg para 3,8kg; e a caixa de fósforos da marca Fiat Lux agora vem com 200 unidades, 40 palitos a menos.
Veja o que os internautas estão comentando no Twitter sobre ‘reduflação’:
desperdício embalagem desse tamanho, tem mais quase nada dentro pic.twitter.com/Jq43qxcT6U
— duda ᵈᵖᶜ (@limasduda_) May 10, 2022
Quando você pega 3/4 itens e a conta fica 100 reais, sendo que antes não chegava a 50 reais eu fico, cara tem alguma coisa errada, não é possível. As caixas ficam te encarando e você completamente anestesiada
— NaLuLima (@AnnaLuLima76) May 4, 2022
Sem falar na redução de produtos nas embalagens, a última q vi foi no sabão em pó, redução de 10% pic.twitter.com/tqgudN8m34
— Raul Vianaᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠ (@Raul_vs2014) May 4, 2022
Então pessoal, Reduflação é o processo que produtos diminuem de tamanho ou quantidade e mesmo assim mantem o seu preço inalterado ou aumentado, dado esse termo ele é mais comum de se notar em produtos embalados. pic.twitter.com/IT8sAdZPmp
— Stephanon Muller (@Mullerando) May 10, 2022
Fonte: g1
Fonte: Olhar Digital




Comentários