A autoridade municipal de Xangai anunciou que a cidade deve encerrar o lockdown para prevenção da Covid-19 em maio. A retomada da vida normal deve começar a partir de 1º de junho.  

Segundo autoridades locais, 15 dos 16 distritos de Xangai eliminaram novos casos de Covid-19 fora das áreas de quarentena. Segundo a prefeitura, apenas 3,8 milhões de habitantes permanecem sob uma forma severa de confinamento.  

Porém, a população acredita que o número de confinados é muito maior. “Se a sociedade alcançou um nível de covid zero, por que os moradores do distrito de Songjiang só podem sair de casa a cada dois dias?”, questionou um morador na rede social Weibo

No domingo (15), o vice-prefeito Chen Tong anunciou que a reabertura de Xangai funcionaria por etapas, mas não divulgou um calendário oficial.  

A imprensa chinesa divulgou, nesta terça-feira (17), imagens de uma longa fila nas estações ferroviárias de Xangai após a retomada do serviço. Nesta semana, companhias aéreas devem retornar com voos domésticos vindos de Xangai.  

máscara contra a Covid-19
Covid-19: Xangai planeja encerrar lockdown até o fim de maio. Imagem: Tumisu (Pixabay)

Moradores só poderão deixar a cidade com uma autorização e depois de passar por diversos testes para detectar a possível presença da Covid-19.  

Enquanto Xangai planeja sua reabertura, diversas outras cidades da China ainda enfrentam o lockdown severo causado pela pandemia de ‘Covid zero’ instaurada pelo governo chinês. A capital Pequim segue realizando testes diários em grande parte dos seus 22 milhões de habitantes.