A montadora brasileira Eletra Industrial está em uma nova instalação em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, onde irá produzir 1.800 ônibus elétricos e híbridos por ano. Com início dos trabalhos já programados para o segundo semestre de 2022, serão 150 veículos da marca saindo mensalmente.
Dentre seus objetivos, a Eletra pretende ser “a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados” por aqui. Recentemente, a empresa esteve na parceria que lançou um carro-forte elétrico com a empresa de segurança privada Protege e a MIB Blindados. Atuando há mais de 20 anos, suas operações começaram em uma das garagens da Auto Viação ABC, empresa de transporte coletivo fundada em 1956 na cidade paulista.
Ao longo do tempo, a Eletra produziu de ônibus elétricos e híbridos a trólebus (aquele ônibus elétrico que tem uma catenária de dois cabos superiores de onde recebe a energia por duas hastes). Estes veículos da empresa trazem baterias que lhes conferem autonomia sem contato com a rede aérea.
Já seus ônibus incluem o e-Bus 100% elétrico e o Dual Bus híbrido elétrico, em diferentes configurações (12 metros, 15 metros, 18 metros e 23 metros, articulados ou não). O primeiro possui sua fonte de energia em um conjunto de 14 baterias, que exigem três horas para uma recarga total e que garantem autonomia operacional de 200 km.
Toque da Mitsubishi na Eletra
Em uma configuração de 18 metros, o e-Bus pode receber 150 passageiros. Como alguns dos destaques no ônibus, temos a tecnologia das baterias e das estações de recarga da Mitsubishi Heavy Industries. Já o chassi, carroceria e todo o sistema elétrico de tração são fabricados no Brasil. Enquanto isso, a interface entre os dois sistemas foi desenvolvida pelas equipes de engenharias da Eletra e da Mitsubishi Heavy Industries.
Por sua vez, o Dual Bus é considerado pela Eletra “um novo conceito de ônibus elétrico, desenvolvido pioneiramente no Brasil”. A empresa destaca o sistema padronizado de tração do veículo, que pode ser alimentado por várias fontes de energia. O mesmo ônibus pode circular em duas configurações diferentes: Híbrido ou Trólebus e Híbrido ou Elétrico Puro.
Há um conjunto de 193 baterias de lítio, ligadas em série, instaladas em quatro compartimentos sobre o teto do ônibus. Em sua versão puramente elétrica, as baterias do veículo articulado com 23 metros permitem uma tração silenciosa.
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Fonte: Olhar Digital
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