Em decisão histórica, país nórdico acaba com oito décadas de política de neutralidade; Suécia dá mais um passo importante rumo à adesão e assina a carta de solicitação
O Parlamento da Finlândia aprovou nesta terça-feira, 17, a adesão do país nórdico à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Com mais de 95% das aprovações, sendo 188 votos a favor, oito contra e nenhuma abstenção, eles vão enviar a candidatura à sede da Aliança. Essa decisão histórica acaba com a neutralidade de oito décadas do país. A vontade de ingressar na Otan já tinha sido formalizada no domingo quando o governo formalizou o pedido, entretanto, eles dependiam da aprovação do Eduskunta, o parlamento finlandês, que veio nesta terça.
A Suécia também deu um passo importante rumo a adesão da Otan, a ministra de Relações Exteriores, Ann Lide, assinou a carta em que o país solicita ingressar na Aliança. As solicitações dos dois países nórdicos devem ser encaminhados juntos. Para serem aceitos na Otan, Finlândia e Suécia precisam da aprovação de todos os países membros. Até agora o único que se mostrou contra foi a Turquia, que na segunda-feira, 17, declarou que não aprovará a entrada dos países que decidiram acabar com a neutralidade por causa do ataque da Rússia à Ucrânia que já beira os três meses.
Fonte: Jovem Pan News
Comentários