Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Desafio RAP: projeto da Meta busca promover diversidade no metaverso

Desafio RAP: projeto da Meta busca promover diversidade no metaverso

Jovem preto jogando jogo de realidade virtual usando óculos

Duas mulheres pretas sorrindo
Apenas os 200 primeiros inscritos poderão participar do desafio, que terá duração de 12 semanas. Crédito: Meta/Divulgação

A Meta, holding que controla Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta quinta-feira (19) o lançamento do Desafio RAP, sigla para “Realidade Aumentada na Pele”. O programa, que é exclusivo do Brasil, visa impulsionar iniciativas que aumentem a diversidade dentro do metaverso da empresa.

O Desafio RAP oferecerá treinamento e premiações para projetos que aumentem a presença e melhorem a representação de pessoas pretas dentro do metaverso da Meta. Hoje, 56% da população brasileira se considera preta ou parda, porém, é bastante sub-representada em avatares e filtros no ambiente virtual.

Participantes terão que fazer curso da Meta

O Desafio RAP terá duração total de 12 semanas e será dividido em três fases, começando por educação, em que será necessária a realização dos cursos Spark AR Início Rápido e Spark AR Fundamentos de RA. Os dois cursos são oferecidos pela Meta em sua plataforma gratuita de cursos, o Blueprint.

Duas mulheres pretas sorrindo
Apenas os 200 primeiros inscritos poderão participar do desafio, que terá duração de 12 semanas. Crédito: Meta/Divulgação

Depois da fase de educação, virá o desafio em si, em que será necessário criar um filtro comum para ser usado no Instagram e no Facebook. Posteriormente, os desafiantes terão que desenvolver um filtro que contemple pelo menos três diferentes tons de pele preta.

A premiação está marcada para o dia 4 de agosto, com a presença dos embaixadores do projeto, a atriz Lucy Ramos e o comediante Esdras Saturnino. Além disso, empresas descritas como “amigas da diversidade”, como Ambev, Grupo Boticário, L’Oréal e Magazine Luiza, participarão do evento.

Filtros passarão por avaliação rigorosa

Os filtros precisam estar publicados e aprovados para o público e seguir as políticas de comunidade do Facebook, Instagram e do Spark AR. Além disso, o filtro não deve simular alterações cirúrgicas ou mudanças de características físicas, como alteração de tom de pele ou redução de nariz.

“É preciso criar oportunidades de forma intencional e o Desafio RAP nasce como uma forma de abrir mais portas para a comunidade negra no universo de realidade aumentada”, declarou o gerente de parcerias estratégicas da Meta na América Latina, Erick Portes Martins.

Martins, que é membro do Black@, grupo de afinidade de pessoas negras e aliados na empresa, ressalta que a iniciativa tem como premissa que ao incluir, educar e desenvolver mais criadores negros de RA, é possível promover mais diversidade, oportunidades e inclusão para esse grupo no ambiente digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários