O Distrito Federal (DF) possui o maior índice de autorizações para importação de cannabis medicinal. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides, que apontou que na capital do Brasil há 121,4 permissões para cada 100 mil habitantes.  

O canabidiol recebeu autorização de uso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2015, desde então, foram concedidas 75.203 autorizações. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraná concentram cerca de 72,8% desses pedidos.  

Em 2021 a Anvisa liberou mais de 40 mil autorizações, enquanto no ano anterior, menos de 20 mil pedidos haviam sido autorizados. Em 2019, foram cerca de 8,5 mil solicitações, o que comprova um aumento significativo no uso da substância medicinal.  

A Anvisa autoriza o uso de 15 produtos à base da Cannabis. Esses remédios são muito conhecidos por serem utilizados no tratamento de diversas doenças, como Parkinson, esclerose múltipla, epilepsia, artrite e etc.  Além disso, os medicamentos também são utilizados para aliviar dores crônicas causadas por cânceres.   

Maconha
DF é o local com mais autorizações para uso de cannabis medicinal. Créditos: Jan Fries/Getty Images

Conheça os 15 remédios à base de cannabis que foram aprovados pela Anvisa:   

Cinco destes produtos são fabricados a partir de extratos de cannabis sativa, enquanto os outros 10 são do fitofármaco canabidiol. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!