Melhor campanha no Brasileirão em 2021, classificação inédita para a Libertadores, primeiro gol e vitória fora de casa em torneios internacionais, campeão estadual e do Nordeste… O Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda coleciona feitos de destaque, e a maior deles positivos. Neste Brasileirão, no entanto, o cenário é bem diferente e sem motivo de orgulho.
Ao fim de seis rodadas no Brasileirão de 2022, o Fortaleza ainda busca a sua primeira vitória. Pior: foram cinco derrotas, um ponto somado e lanterna no campeonato já com sete pontos de diferença para o 16º colocado. É o pior início de Brasileiro da história do Tricolor.
Na era dos pontos corridos, o Fortaleza só encontrou estabilidade a partir de 2019. Não tinha completado seis rodadas no período sem pelo menos uma vitória. Um feito que só havia acontecido em 1983, quando o Brasileiro tinha um modelo bem diferente, com oito grupos de cinco na fase inicial. O time cearense ficou em último lugar em sua chave, sem vencer um jogo sequer. Ainda assim, ao fim de seis jogos, a equipe somava quatro pontos por empates, contra um da campanha atual.
A dificuldade em dividir forças na Libertadores – onde segue com chances de classificação para as oitavas de final – e o Brasileirão pode explicar em parte o fracasso do Fortaleza de Vojvoda em 2022. Mas há também um toque do imponderável. Neste domingo, o time pressionou por praticamente 90 minutos o Fluminense, e acabou por ser derrotado graças a um gol sofrido logo no início. Pressionado, o técnico acredita que o trabalho vai ainda render frutos e deve manter sua filosofia de futebol agressivo e ofensivo.
“O que tenho que fazer? Jogar mal e ganhar? Se alguém me assegura que vou jogar mal e ganhar, tudo bem. Mas isso não me assegura a vitória.”, desabafou em coletiva após a derrota.
Fonte: Ogol
Comentários