Aconteceu na manhã da última sexta-feira (20), em Vancouver, Canadá. O motorista Jamil Jutha se viu trancado em seu Tesla Model Y 2021 em chamas.

“As portas não abriam”, lembrou Jutha. “As janelas não abaixavam”. Com o fogo, o carro perdeu energia para todos os componentes eletrônicos, e o sistema normal de abertura de portas e janelas está entre esses.

Com a fumaça tóxica começando a encher a cabine pelas saídas de ar, Jutha começou a, compreensivelmente, entrar em pânico. Ele poderia ter se juntado ao grupo de vítimas fatais de incêndios em Teslas.

O momento, que resultou na destruição do carro, foi capturado por pessoas no local:

A força no pé foi a salvação de Jutha. “Eu chutei a janela, saí e liguei para o 911 [polícia local] imediatamente”, afirmou. A janela foi quebrada e ele conseguiu escapar. “Temos muita sorte que esse indivíduo teve o senso e a força para chutar a janela”, afirmou o chefe de bombeiros Brian Hutchinson à rede de TV CTV.

Carros Tesla possuem mecanismos físicos para situações de fogo

O acidente está sob investigação e os bombeiros estão tentando descobrir o que exatamente deu errado com o carro.

Como qualquer carro com abertura elétrica, os veículos da Tesla contam com dispositivos mecânicos para abrir as portas. Mas Jutha diz que o protocolo de emergência para abrir a porta em caso de falha elétrica não é intuitivo – tanto que ele próprio não estava ciente e teve que quebrar a janela.

Há uma pequena alavanca próxima ao botão de abrir e fechar as janelas para o motorista e passageiro da frente. O mecanismo se encontra na parte de baixo da porta. No Model X, é necessário retirar uma parte conectada da tampa interna para acessar, já no Model S, o acionamento é acessado embaixo do banco. Os dispositivos deveriam ser óbvios para qualquer pessoa, inclusive quem não é dono de um Tesla e pode se achar preso em um do mesmo jeito.

Jutha incentiva outros proprietários de carros Tesla a se familiarizarem com o que fazer se o mesmo acontecer com eles. E, como não é só proprietário que pode acabar numa dessas, o vídeo abaixo é recomendado para todo mundo.

No vídeo é possível ver como não há um padrão entre os carros da Tesla, como os mecanismos não são óbvios, e como alguns deles podem causar dano ao carro: o que significa que podem causar prejuízo apenas de testar.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!