Domingo, Dezembro 28, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Ativistas pressionam cidade no Texas contra expansão da fábrica da Tesla

Ativistas pressionam cidade no Texas contra expansão da fábrica da Tesla

Gigafábrica do Tesla no Texas, sul dos EUA

Tesla Model Y
Tesla Model Y será um dos carros produzidos na gigafábrica do Texas (Imagem: Divulgação/Tesla)

Um grupo de entidades ligadas à preservação do meio ambiente enviou uma carta ao prefeito de Austin, no Texas (EUA), Steve Adler, com um pedido para que retire as licenças dadas à Tesla para sua nova gigafábrica na cidade. Recentemente, a montadora americana abriu uma planta em Austin onde pretende produzir o Model Y e o Cybertruck. Entre as licenças adquiridas ao município, há uma para a construção de uma instalação de baterias perto do rio Colorado, um dos principais do estado.

O rio Colorado — não confundir com o homônimo mais largo e famoso, que tem sua foz no golfo da Califórnia e atravessa o Grand Canyon — banha uma boa parte do estado, saindo de Lamesa, no oeste, passando por Austin e chegando ao golfo do México, já no sul. Segundo os ativistas, por conta da instalação da fábrica de baterias, a Tesla pode colocar em risco o abastecimento de água limpa no rio, que é uma importante fonte para geração de energia elétrica, agricultura e água potável no Texas.

“Até o momento, a Tesla não conseguiu envolver os moradores locais de forma significativa, e os líderes eleitos não pressionaram suficientemente a empresa”, diz a carta. “Desde 2020, notamos que a empresa limpou faixas de árvores, removeu montanhas de terra, encheu lagoas e derramou mais de 41 hectares contíguos de concreto na fábrica, aparentemente sem prioridade dada à criação de um ‘paraíso ecológico’ à beira-rio.”

Tesla Model Y
Tesla Model Y será um dos carros produzidos na gigafábrica do Texas (Imagem: Divulgação/Tesla)

Provocação a Elon Musk

Assinada por grupos como Poder, Hornsby Bend Alliance e Texas Anti-Poverty Project, a carta pede que as licenças sejam retidas até que a Tesla se comprometa a proteger o rio e usá-lo com responsabilidade. O coletivo alega que, sem tal garantia, a fábrica pode vazar produtos químicos no rio — como lítio e níquel, bastante utilizados na fabricação de unidades de potência — e contaminar o ecossistema local.

A menção a “paraíso ecológico” é uma clara provocação a Elon Musk, o falastrão CEO da Tesla, que afirmou que a fábrica no Texas seria “um paraíso ecológico, com pássaros nas árvores, borboletas e peixes”. Por enquanto, ainda não há uma resolução de como a prefeitura de Austin vai prosseguir com o caso.

Rival da montadora da Califórnia, a Rivian recentemente enfrentou uma resistência semelhante na Geórgia, também no sul dos EUA, mas conseguiu um aval da administração local para construir sua fábrica.

Crédito da imagem principal: Roschetzky Photography/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários