O início não foi nada bom, mas após conseguir se recuperar e dar a volta por cima, o Atlético Goianiense arrancou um empate em 1 a 1, contra a LDU, na altitude de Quito para avançar até as oitavas da Copa Sul-Americana. O autor do gol salvador do Dragão foi o volante Baralhas.
A partida era praticamente uma final na disputa pela vaga do Grupo F da Sul-Americana. O Atlético Goianiense tinha a vantagem de jogar pelo empate e terminou com 13 pontos conquistados, enquanto os equatorianos ganharam 11 pontos.
Dragão não consegue jogar
A grande necessidade de vitória era da LDU, que jogando em casa, foi para cima logo nos primeiros minutos e manteve uma maior quantidade de ações ofensivas, apesar de forçar o jogo aéreo. Apesar de não ter a bola, o Atlético Goianiense conseguiu sobreviver a pressão inicial, se comportou bem defensivamente e cedeu poucas chances de finalizações para o adversário.
A LDU conseguiu assustar pela primeira vez aos 15, quando Quintero teve liberdade fora da área, bateu muito forte e a bola passou perto do gol do Atlético. Aos 17, o lateral tentou mais uma vez de longe e voltou a assustar a meta defendida por Ronaldo. A pressão seguiu e o Dragão, completamente recuado, mal conseguiu sair da sua defesa.
O Atlético Goianiense conseguiu finalizar pela primeira vez aos 25, com Wanderson, que ganhou no alto após cobrança de falta e cabeceou para fora com algum perigo. Melhor em campo, a LDU foi recompensada aos 29, com um belo gol de Hoyos, que recebeu pelo lado esquerdo da área, cortou para dentro e acertou o ângulo. Mesmo com o gol sofrido, o Dragão não conseguiu se recuperar e mal trocou passes.
O técnico Jorginho promoveu duas substituições ainda no primeiro tempo para recuperar o Atlético. Aos 38, na melhor chance do time brasileiro, após cobrança de escanteio, Churín cabeceou por cima do gol. As mudanças fizeram o Dragão ficar mais tempo com a bola no campo de ataque, mas ainda sem criar tantas chances claras.
Um empate vencedor
A situação no segundo tempo foi do completo inverso do que havia sido o jogo até então e o Atlético Goianiense foi dono da bola fez o jogo acontecer no seu campo de ataque. Ficou perto de ampliar em chute de Airton que passou raspando o travessão e pouco depois, quando Ayala tentou afastar após cruzamento para Churín e só não marcou contra por conta do goleiro Falcón, que salvou a LDU.
O jogo continuou dominado pelo Dragão, que buscou o empate a todo custo. Aos 16, a pressão gerou uma chance clara para Churín finalizar da entrada da área e mandar a bola tirando tinta da trave. Aos 19, Jefferson aproveitou corta-luz de Jorginho dentro da área e parou em Falcón. Aos 20, no escanteio seguinte, Jorginho colocou na área, Baralhas venceu o goleiro e deixou tudo igual no Equador.
O Atlético Goianiense seguiu no ímpeto ofensivo e aos 23, Marlon Freitas assustou em chute de fora da área que passou ao lado do gol. Após sofrer o empate, a LDU tentou subir mais uma vez a marcação, já que só a vitória te salvaria. No entanto, o Dragão não recuou e também seguiu mantendo o controle do jogo por alguns momentos. Com isso, o confronto ficou mais travado no meio-campo.
O torcedor goiano levou um susto aos 38, quando Molin ganhou no alto após cruzamento da direita e Ronaldo defendeu a forte cabeçada em dois tempos. Apesar de não mostrar tanto em campo, a LDU foi para o abafa final, principalmente através do jogo aéreo contra um agora fechado Atlético. O time equatoriano pareceu não ter forças e após seis longos e tensos minutos de acréscimos, o Dragão comemorou a sua vaga.
Fonte: Ogol
Comentários