Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Brasil não possui medicamentos para tratar varíola dos macacos

Brasil não possui medicamentos para tratar varíola dos macacos

Mãos de homem com varíola

Homem sem camisa com brotoejas avermelhadas
Crédito: Berkay Ataseven

A varíola dos macacos está preocupando autoridades de saúde de todo o mundo. Ainda não há casos da doença registrados no Brasil, porém, o Ministério da Saúde já criou uma sala de situação para monitorar a evolução dos casos no mundo e possíveis casos suspeitos em território nacional.

O tratamento da varíola dos macacos é feito com alguns remédios que não estão disponíveis para comercialização no Brasil. Medicamento como brincidofovir, tecovirimat e cidofovir não possuem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), então não podem ser disponibilizados no país.

De acordo com o jornal O Globo, integrantes da Anvisa alertaram que estão monitorando a situação, mas que, por enquanto, não há nenhuma decisão tomada. O registro mais recente de um medicamento contra a varíola foi em 2010 – era o antiviral cidofovir.  

“Não há medicamentos com indicação pra tratamento de varíola no Brasil. Existe registro para a substância doxiciclina que é indicada para ‘varíola por riquétsia’, que se trata de uma outra variação da doença. Não há registro de brincidofovir (ou só o cidofovir) e tecovirimat. Para cidofovir já houve registro, mas está caduco desde 2010”, afirmou a Anvisa em comunicado enviado ao Globo.  

Homem sem camisa com brotoejas avermelhadas
Crédito: Berkay Ataseven

A varíola dos macacos é da mesma família da varíola convencional, erradicada no mundo todo em 1980. A dos macacos, no entanto, é considerada bem menos grave e ocorre principalmente em países da África Central e Ocidental. 

Os principais sintomas da varíola dos macacos são:   

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários