A campanha quase perfeita do Flamengo na fase de grupos da Libertadores 2022 foi encerrada com uma vitória dominante contra o Sporting Cristal, no Maracanã, por 2 a 1. Os gols do jogo foram marcados por Isla e Pedro para o Mengão, e Gonzáles para os peruanos.
Com a vitória, o Flamengo chegou aos 16 pontos, na primeira posição do Grupo H da Libertadores e com a – até então – segunda melhor campanha da competição, atrás apenas do Palmeiras. Já o Sporting Cristal marcou apenas dois ponto e termina na última posição do grupo.
Mengão faz o suficiente
Os primeiros minutos do jogo no Maracanã foram completamente dominados pelo Flamengo, que com um jogo rápido e de imposição conseguiu encontrar espaços na defesa do Sporting Cristal. As chances foram criadas com boas trocas de passes, mas restou ao Rubro-Negro finalizar melhor. Gabigol e Marinho tiveram liberdade para arrematar ao gol, mas mandaram por cima.
Apesar do bom início do Mengão, a primeira chance clara foi do Sporting Cristal em sua primeira subida ao ataque. Aos 13, Isla falhou, Loyola entrou livre na área e de frente para Hugo Souza acabou chutando no lado de fora da rede. O controle do jogo seguiu com o Flamengo, que quase abriu o placar aos 20, quando Thiago Maia encontrou Pedro na área e o centroavante cabeceou por cima.
Mesmo sem acelera tanto, o Flamengo conseguiu criar suas chances. Aos 26, conseguiu acertar o alvo pela primeira vez, quando Marinho recebeu na entrada da área, chutou forte e Duarte espalmou em grande defesa. Então aos 30, após um lançamento longo de David Luiz do meio-campo, Isla saiu na cara do gol e com um toque de leve abriu o placar.
O Flamengo não manteve uma marcação tão forte em uma atuação sem tanta intensidade, o que gerou chances do Sporting Cristal. Aos 36, após cruzamento, González finalizou entre os zagueiros na pequena área, mas desperdiçou. O Rubro-Negro seguiu criando também e aos 43, cara a cara com Duarte, Lázaro chutou mal e perdeu a chance de ampliar.
Pedro volta a marcar e Hugo volta a falhar
A dinâmica da partida seguiu a mesma no segundo tempo. O Flamengo quase ampliou aos 6, quando Duarte saiu da área para afastar de cabeça, no rebote Pedro bateu por cobertura e mandou muito perto. A partida seguiu tranquila, com domínio do time carioca, que rondou a área em busca do segundo gol e poucas chegadas do Sporting Cristal no ataque.
As chances continuaram aparecendo e sendo desperdiçadas. Aos 14, Pedro deixou Lázaro mais uma vez em condição de marcar e o jovem chutou em cima de Duarte. Aos 18, em um grande vacilo de Ayrton Lucas, Ávila recebeu sozinho dentro da área, mas chutou mal e perdeu de frente para Hugo Souza. Apesar de melhor em campo, os erros poderiam custar caro ao Mengão.
Para renovar o time na busca pelo segundo gol, Paulo Sousa promoveu três substituições simultâneas. Então Pedro tranquilizou a vida rubro-negra aos 29, quando aproveitou cobrança de falta de Andreas Pereira e de costas, cabeceou bem o suficiente para encobrir Duarte e ampliar. O terceiro gol quase saiu pouco depois, mas a cabeçada de David Luiz após escanteio bateu no travessão.
Os espaços surgiram e as chances foram acumuladas. Aos 32, David Luiz cruzou e Lázaro, sozinho, cabeceou para o lado de fora da rede. Então a partida que estava tranquila ganhou emoção aos 40, quando Gonzáles fez jogada individual dentro da área, bateu fraco, mas contou com falha de Hugo para diminuir o placar. O gol animou o time peruano, que teve a bola na reta final. Mas a vitória foi do Mengão.
Fonte: Ogol
Comentários