Em ano de participação recorde de clubes brasileiros na Libertadores, com favoritismos confirmados para um recordista Palmeiras e os já classificados Flamengo e Atlético Mineiro, há também um bom espaço para decepções. Pela primeira vez desde 2006, um clube do país terminou como lanterna na fase de grupos, e nesta quarta-feira (25) o América tenta ajudar a evitar um vexame maior, nunca antes registrado…
O Red Bull Bragantino está eliminado da Copa Libertadores e sequer vai à disputa da Sul-Americana, depois de terminar como último colocado do Grupo C. O Braga caiu em quarto num grupo integrado também por Estudiantes (líder), Vélez (2º) e Nacional de Montevidéu, que acabou por ficar com a vaga na Sula depois de vencer na noite de terça o time paulista por 3 a 0.
Neste século, apenas quatro clubes brasileiros ficaram em último lugar na fase de grupos. O mais recente deles foi o Botafogo, em 2014, e depois o Paulista em 2006. O clube chegou à disputa da Libertadores depois de vencer a Copa do Brasil no ano anterior, mas teve uma fraca participação e caiu em disputa com por Libertad, River Plate e El Nacional.
O grande vexame do Brasil na Libertadores aconteceu em 2002. Naquele ano, o então campeão brasileiro Athletico e o Flamengo terminaram a 1ª fase do torneio em último lugar de seus respectivos grupos. O Athletico sucumbiu numa chave com América de Cali, Olmedo e Bolívar, enquanto o Flamengo somou apenas quatro pontos contra Olimpia, Universidad Católica e Once Caldas. Confira no final do artigo a lista completa de brasileiros lanternas na fase de grupos.
Para manter o sonho internacional…
O América Mineiro disputa neste ano a primeira competição internacional em sua história centenária. Para chegar na fase de grupos, o Coelho passou por duas dramáticas eliminatórias na pré-Libertadores, mas não resistiu e está fora da competição.
Já eliminado da Libertadores, o América joga nesta quarta-feira por uma vaga na Sul-Americana, como terceiro colocado do Grupo D. A missão não é fácil, uma vez que os comandados de Vágner Mancini terão de vencer o time equatoriano fora de casa e ainda tirar uma diferença no saldo de gols. Caso o faça, o América sobe para terceiro e já evita o maior vexame brasileiro na história da Libertadores, isso porque o Athletico enfrenta uma disputa acirrada no Grupo B.
Segundo colocado de seu grupo, o Athletico Paranaense pode tanto se classificar para as oitavas de final como líder, como pode cair para o último lugar na última rodada. Se o Furacão terminar como lanterna e o Coelho também, pela primeira vez na história três clubes brasileiros serão lanterna na fase de grupos.
O jogo do Athletico Paranaense é apenas na quinta-feira, em casa, contra o Caracas. O próprio time venezuelano é hoje o lanterna do grupo, mas tem apenas um ponto a menos que o Furacão. Para o Athletico se classificar, basta um empate.
Lanternas na fase de grupos da Libertadores
- Botafogo – 2014
- Paulista – 2006
- Flamengo e Athletico Paranaense – 2002
- Internacional – 1993
- Grêmio – 1990
- São Paulo – 1987
- Bangu – 1986
- Vasco – 1985
- Santos – 1984
- Atlético Mineiro – 1972
Fonte: Ogol
Comentários