Versão evoluída do bem-sucedido elétrico ID.4, o Volkswagen ID.5 e sua configuração de luxo, a GTX, já começam a dar as caras na Europa e no Reino Unido. O novo modelo, apresentado no fim do ano passado, é mais um fruto da plataforma MEB, considerada pela montadora como fundamental na parcial conversão de seu portfólio para carros a bateria. Além disso, o cupê — ou SUV-cupê, como preferir — tenta servir de apoio ao sucesso do Volkswagen ID.4, que só no primeiro trimestre desse ano vendeu mais de 30 mil unidades.

Como no ID.4, o Volkswagen ID.5 traz uma bateria de 77 kWh que agora pode ser carregada a 135 kW. Em uma carga padrão de 5% a 80%, isso economiza o tempo de realimentação em até nove minutos. O planejador de rotas apresenta também uma tela sensível ao toque de 12” e é mais intuitivo do que o carro irmão, podendo sugerir dois carregamentos curtos mais rápidos em vez de uma recarga longa para consumir menos energia.

Do ponto de vista técnico, o ID.5 GTX vem com tração integral e é equipado com um motor assíncrono no eixo dianteiro e síncrono no traseiro. Com 295 cavalos de potência, o trem de força fornece uma resposta rápida, apesar do peso considerável, chegando a 100 km/h em 6,3 segundos. No modelo padrão do ID.5, a tração é apenas traseira e a velocidade máxima é limitada a 180 km.

Volkswagen ID.5 GTX
Volkswagen/Divulgação

Design conservador e estacionamento inteligente

Embora seja um pouco mais rebaixado e oblíquo do que o ID.4, o ID.5 mantém o mesmo visual do irmão de plataforma. As lanternas são idênticas e apenas a tampa do porta-malas se diferencia por ter um spoiler proeminente.

Por dentro, o painel do Volkswagen ID.5 GTX segue a mesma tendência do ID.4. A central multimídia possui uma tela de 12” e o controle de volume funciona por touchscreen. O carro também traz uma decoração em vinil azul que não está disponível na versão padrão, realçando a costura em vermelho nas portas e no painel.

Volkswagen ID.5 GTX
Volkswagen/Divulgação

Na estrada, o controle adaptativo Travel Assist mantém o Volkswagen ID.5 GTX na faixa e o ajusta aos limites de velocidade, abrindo uma distância segura em relação ao veículo à frente. O estacionamento também é automatizado: o cupê memoriza um trajeto de até 50 metros abaixo de 40 km — por exemplo, entrar em uma garagem apertada. Depois de armazenar o processo, o veículo consegue repetir a manobra.

Por enquanto, o ID.5 e o ID.5 GTX estão disponíveis apenas na Europa e no Reino Unido, onde a versão mais básica é oferecida por em torno de 53.615 euros (aproximadamente R$ 277 mil, em conversão direta). O cupê utilitário — se é que dá para ser chamado assim — não será vendido nos EUA. Já no Brasil, ainda não há previsão de lançamento.

Crédito da imagem principal: Volkswagen/Divulgação

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