Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início SAÚDE Farmacêutica lança calculadora para medir dose segura de Cannabis

Farmacêutica lança calculadora para medir dose segura de Cannabis

Maconha
Farmacêutica lança calculadora para medir dose segura de Cannabis. Créditos: Jan Fries/Getty Images

A farmacêutica Health Meds anunciou uma nova ferramenta capaz de ajudar os médicos a prescreverem a quantidade correta de canabinóide. A calculadora digital visa solucionar o problema que alguns profissionais enfrentam no momento de definir a dose de Cannabis correta para cada paciente.  

Por se tratar de um medicamento fitoterápico, a Cannabis não tem um padrão estável, como remédios sintéticos feitos em laboratório, a dose correta varia de acordo com a doença, paciente, concentração do óleo e até genética da planta.

Atualmente, cerca de 0,5% dos médicos de todo o mundo possuem formação específica para tratar pacientes com produtos derivados da Cannabis medicinal, o que aumenta a necessidade da calculadora digital.  

O uso da Cannabis medicinal como tratamento para diversas doenças está aumentando. No Brasil, por exemplo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou mais de 40 mil autorizações para o uso do canabidiol em 2021, enquanto no ano anterior, menos de 20 mil pedidos haviam sido autorizados, já em 2019 foram cerca de 8,5 mil solicitações.  

“Defendemos o respaldo científico para o uso da Cannabis medicinal, respeitando todos os padrões de qualidade e segurança. Por isso desenvolvemos a calculadora”, afirma o diretor de pesquisa da Health Meds, Flávio Rezende.  

Maconha
Farmacêutica lança calculadora para medir dose segura de Cannabis. Créditos: Jan Fries/Getty Images

A dosagem da Cannabis medicinal pode levar anos para ser acertada, porém, a farmacêutica aponta que a nova ferramenta usa cálculo com base científica a partir da condição do paciente, quantidade de ingestão diária, tamanho do frasco e período de tratamento.  

No entanto, a nova calculadora só está disponível para médicos que estejam cadastrados no sistema da farmacêutica.

Via:  Folha de SP

Fonte: Olhar Digital

Comentários