A quarta temporada de Stranger Things está no ar na Netflix, já é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e maratonar a série será o programa de muita gente neste fim de semana. Porém, existe um detalhe que chamou a atenção de muito gente, que é o tamanho dos episódios de Stranger Things 4.

A quarta temporada é de longe a que tem os episódios mais longos em toda a série. Para se ter uma ideia, o episódio mais curto, que é o terceiro, tem 1 hora e 3 minutos. Em geral, na média, episódios de séries de drama para a televisão têm os clássicos 42 minutos. Mas há uma explicação para isso, e não é o zelo pela qualidade técnica.

Uma métrica diferente

netflix controle remoto
Para a Netflix, o mais importante não é quantas pessoas estão assistindo ao mesmo tempo, mas a quantidade de tempo assistindo. Imagem: xalien/Shutterstock

Na TV linear, a métrica para medição da audiência é o número de televisores ligados em determinado programa. No Brasil, essa medição é feita pela empresa Kantar Ibope, o que fez o nome da empresa se tornar sinônimo de medição de audiência. Cada ponto no Ibope corresponde a 74.666 aparelhos na Grande São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.

Mas nos serviços de streaming a medição é por outra métrica, o tempo de tela, ou as horas assistidas. Este dado é vital para a relação de empresas como a Netflix para sua relação com investidores e busca por parceiros no mercado publicitário. E como Stranger Things é possivelmente a série de maior sucesso da plataforma, fazê-la tão longa pode aumentar e muito as horas assistidas para o serviço como um todo.

Incentivo ao binge watching

Um dos diferenciais da Netflix lá no início de suas produções originais, com House of Cards e Orange is The New Black, que foi considerada revolucionária, foi o lançamento de todos os episódios de uma vez só. Essa estratégia basicamente criou o que se convencionou a chamar de binge watching, ou maratonas de séries, que consiste em assistir tudo de uma vez, algo impossível em episódios lançados semanalmente na TV.

As maratonas são outro ponto que faz com que as horas assistidas aumentem. No entanto, em algumas séries, a Netflix tem colocado um intervalo e lançado temporadas de séries importantes em volumes. No caso de Stranger Things 4, o volume 1 tem sete episódios e o volume 2 tem outros dois episódios, incluindo um season finale de 2 horas e meia.

A motivação é simples: hype. Ao dividir a temporada, a Netflix ganha duas maratonas, além de uma semana de expectativa sobre o que vai acontecer na segunda parte. Além de Stranger Things 4, a mesma estratégia foi usada em séries como La Casa de Papel, finalizada em 2021, e Ozark, que acabou já este ano.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!