A rede social russa VK anunciou a criação de uma loja de aplicativos própria desenvolvida com o apoio do governo da Rússia. A VK é considerada um Facebook russo e é de propriedade parcial da Gazprom Media.
O intuito da criação da nova loja de aplicativos russa é perder a dependência de empresas ocidentais. Denominada como RuStore, a plataforma ainda está na versão beta e foi lançada para o Android.
“Criar uma loja de aplicativos russa é uma tarefa essencial, ditada pelas condições do mercado”, afirmou o ministro das Comunicações e Mídia, Maksut Shadaev, em um comunicado oficial.
A ação da VK e do Kremlin é uma resposta direta às grandes empresas de tecnologia, como Google e Apple, que deixaram a Rússia depois que o país invadiu a Ucrânia.
“Tenho certeza de que a RuStore será procurada por usuários e desenvolvedores. Ela tem tudo o que precisa para se tornar a maior loja de aplicativos russa”, disse o CEO da VK, Vladimir Kiriyenko.
Segundo a VK, a loja de aplicativos já conta com mais de 100 plataformas desde o dia de lançamento, incluindo serviços governamentais, farmácia, delivery e jogos. Serão adicionados mais aplicativos com o decorrer do tempo.
Especula-se que o governo de Vladimir Putin torne o RuStore obrigatório nos celulares vendidos no país. A plataforma deve vir pré-instalada para que os russos tenham acesso aos aplicativos nativos.
Fonte: Olhar Digital
Comentários